sábado, 12 de outubro de 2019

De 1946 a 1989, o UGCC passou por duras provações, mas resistiu e endureceu na fé. A "Igreja dos Mártires" foi nomeada pelo Patriarca da UGCC Joseph Slipy em seu relatório sobre o 35º aniversário do início da perseguição à nossa Igreja.

SOURCE

Memórias   da UGCC.

De 1946 a 1989, o UGCC passou por duras provações, mas resistiu e endureceu na fé. A "Igreja dos Mártires" foi nomeada pelo Patriarca da UGCC Joseph Slipy em seu relatório sobre o 35º aniversário do início da perseguição à nossa Igreja.
    No final da década de 1940 - o começo. Na década de 1950, a estrutura organizacional da Igreja foi completamente destruída pelas prisões do bispado e por muitos padres e crentes, a imposição do regime ortodoxo e a repressão dos desobedientes. No entanto, as pessoas foram capazes de manter em seus corações a fé de Cristo e sua fidelidade às igrejas, apesar de todas as dificuldades e obstáculos. Durante a Igreja da catacumba, os leigos continuaram a estimar várias formas de piedade. Os padres clandestinos adoravam secretamente, batizavam, confessavam, colocando-se em perigo. Assim, com nossa oração diária, dedicação e sacrifício, nossa Igreja ganhou liberdade de fé. As memórias desses tempos difíceis são compartilhadas conosco por aqueles que passaram por eles.
Yerm. Vasyl Voronovsky:

Em 1942-1945, estudei em um seminário em Lviv. Quando o seminário foi extinto, vim para Pidzamche para voltar para casa, e já havia os bolcheviques. Eu tive que voltar ao seminário e me esconder nos porões da Catedral de Sts. Jura. Um dia, quando estava transferindo comida do seminário para a catedral, encontrei-me com o reitor Joseph Slipy. Ele sorriu calorosamente e me deu algum dinheiro a caminho de casa. Quando o patriarca já estava em Roma após o exílio, solicitei que lhe dissesse que o seminarista a quem ele dera dinheiro havia se tornado um clérigo.
    Embora me formei na universidade após a guerra, ainda não desisti da ideia de me tornar padre. Bispo Nikolai Chernetsky, abade de Nicanor Deynega, padre Michael Lemishko secretamente me preparou para o sacerdócio. É com satisfação que lembro as reuniões com o bem-aventurado Nikolai Chernetsky, que já foi proclamado. Na verdade, era um homem santo. Uma vez ele contou como eles o convenceram de que não havia Deus. E ele perguntou o que eles fariam se alguém não quisesse aceitar seu presente. Aqueles dizem que levariam o presente e partiriam. "Então tome suas palavras e vá embora", respondeu o bispo calmamente. E um dia um bispo visitou um homem com o pretexto de escrever a história de Lviv e, como agradecimento, deixou um bolo. O mestre veio dar o bolo para exame - e acabou que ele foi envenenado. O Senhor, se uma pessoa é santa, sempre dá essa inspiração, um aviso, para proteger seus servos fiéis do perigo. Fico feliz por conhecer muitas de nossas pessoas abençoadas ainda vivas.
    Em 15 de agosto de 1959, o bispo de Stanislaw, Ivan Slesyuk, me ordenou sacerdote. Desde então, viajo constantemente para as aldeias, mais frequentemente para Dobryan e os Garotos, mas também estava na Transcarpácia, Kiev, mesmo em Krivoy Rog.
    À noite, ele confessou, batizou, administrou os serviços de Deus, às vezes durante dois por dia, e nos feriados por três ou quatro. Eu até tive que confessar à mãe do chefe da KGB vários promotores, para dar-lhes casamentos.
    Um dia, o bispo Velichkovsky me enviou à aldeia de Nedivnia, no distrito de Turkiv, para dedicar uma igreja. Foi nos anos 70, a igreja foi destruída e as pessoas construíram uma igreja na floresta e a transportaram para a vila na antiga fundação à noite. Então, quando o poder veio à luz, as cúpulas já estavam cobertas.
    Os agentes da KGB ficaram de olho em mim. Pela primeira vez, fui capturado na festa dos Três Santos em 12 de fevereiro de 1970 em uma fazenda perto de Krekhov. Eles foram forçados a trabalhar duro na prisão e convocados para interrogatório à noite; era muito difícil sobreviver. No entanto, a condenação foi evitada. Outra vez, em 12 de fevereiro, fui pego na rua. Golovatsky e levou todas as coisas litúrgicas. Terceira vez na vila. Os meninos enviaram o Serviço Divino de antemão, esperando que o bebê fosse batizado, mas aqui eu vejo - a polícia está indo para casa. Escondi as coisas litúrgicas em uma bolsa debaixo do espelho e eu mesmo através de uma janela. No entanto, a casa já estava cercada, fui levado a Sambir para interrogatório. E o policial que revistou a casa, viu onde a bolsa estava escondida, mas foi embora: provavelmente ele era devoto. Eles me libertaram na primeira noite, eu saio - uma cidade estranha, e as pessoas estão esperando que eu me acompanhe até em casa. Muitas vezes, quando eu estava sendo seguido, conseguiu se esconder nos portões onde havia outras saídas. E um dia, quando a casa em que estávamos orando foi invadida, a senhora teve sorte de arrombar a porta e, enquanto isso, consegui escapar pela janela. Havia também um caso engraçado: na vila. Os marsupiais me levaram a um mendigo e, à tarde, não foram reconhecidos por toda a vila.
    Parece-me que o espírito religioso no subsolo era mais forte do que é agora. As pessoas oravam sinceramente, pediam liberdade religiosa, muitas vezes confessavam, e na Liturgia, todos começaram a comunhão. Graças a Deus, agora temos liberdade de fé e multiplicamos a graça de Deus.

Yerm. Joseph Milian:

Foi 1979-80. Uma pessoa próxima à nossa família, ao saber que eu estava prestes a me tornar um padre católico grego, me fez uma pergunta bastante séria. "Sim, os sacerdotes eclesiásticos que prestam juramento devem perseverar, mas faz sentido que vocês jovens sigam esse caminho? As pessoas já estão cansadas da perseguição da fé e querem simplesmente confessar Deus, orar nas igrejas. Por quem você será sacerdote." Tentei prestar atenção ao poder de Deus que transforma sistemas, destrói fronteiras, muda tudo no mundo, mas esse não era um argumento convincente para ela. Eu perguntei se ela acreditava em Deus. "Bem, eu sei", a resposta veio. E fiquei muito impressionado com esta palavra "bem". A questão então surgiu - ela acredita que nossa Igreja é verdadeira, fundada por Deus, e que o Senhor cuida dela Então, eu certamente não conseguia imaginar que em 10 anos tão dramaticamente a situação mudaria. Pareceu-me isso como faria em anos como o nosso. Vasily Voronovsky, que a Igreja saia do subsolo. No entanto, quando as mudanças democráticas começaram na Alemanha, na República Tcheca, havia esperança de um reavivamento em nosso país.
    Provavelmente 10 a 15 anos atrás, eu teria falado sobre o underground em um contexto completamente diferente. Hoje, de uma perspectiva temporal, considero o período muito agradável. Parecia que o anjo de Deus enterrou com as asas as colheitas do Senhor em sua Igreja. Parece-me que então parecíamos estar colocando nossa oração nas mãos de Deus. Por outro lado, também foi um período muito heróico. Houve experiências especiais, tremores, medo. Afinal, mesmo em preparação para a oração, era necessário fechar as janelas com cortinas, falar em sussurros, para garantir que ninguém visitasse por acidente. Todos esses momentos deram origem a experiências e, ao mesmo tempo, a crença de que você é um sacerdote da Igreja de Cristo, que também foi perseguido. Você é um seguidor de Cristo perseguido e crucificado. Foi edificante.
    Nós, jovens monges estudantes, então abade Julian Voronovsky, nos advertimos tanto que não chamamos a atenção da KGB, tentamos nos esconder do mundo. No entanto, com uma paixão juvenil, procuramos trabalhar no campo de Deus. Eu, padre Sevastian, padre Peter viajei para as aldeias de Yavorivshchyna, Zolochivshchyna, Peremyshlyanschyna, tentei organizar o trabalho com crianças, mantive acampamentos. Houve muitas ocasiões diferentes, trágicas e ridículas ao longo dos anos, mas a principal delas é o espírito daqueles tempos. Por exemplo, uma vez tivemos nosso primeiro encontro com o bispo Vladimir Sternyuk. Deveria ter acontecido na casa de idosos respeitados, ex-advogados. Então, chegando à reunião, o abade ordenou que deixasse qualquer coisa, anotações e apenas levasse um passaporte. Temos pe. Sevastian foi perguntado para que servia o passaporte. Fomos informados de que, no caso de uma emboscada, quando tivermos ID, podemos não ser levados ao departamento e poderemos nos preparar para outros interrogatórios. Então percebi com muita clareza que caminho perigoso eu havia traçado. Mas havia grande convicção de que ele era verdadeiro, de que vivemos e trabalhamos em nossa terra, por nosso povo e por nossa Igreja.