segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Sobre a Oração por São Teófano, o Recluso

português inglês alemão francês espanhol italiano neerlandês polaco russo

Das Cartas do Bispo Theophan the Recluse
A Arte e a Ciência da Oração (da Carta 15)


A oração do coração vem quando se faz um esforço; aos que não se esforçam, não virá. Vemos que os Santos Padres fizeram esforços extraordinários na oração e, com suas lutas, acenderam o espírito caloroso da oração. 

Como chegaram a este estado de oração é ilustrado nos escritos que nos deixaram. Tudo o que eles dizem sobre o esforço na oração constitui a ciência da oração, que é a ciência das ciências.  . Deixe-me acrescentar: Não há nada mais importante do que a oração; portanto, a nossa maior atenção e a mais diligente atenção deve ser dada a ela. Concede-nos, Senhor, zelo por tal esforço!

Pensamentos errantes durante a oração (da Carta 31)
Os pensamentos vagam quando se está lendo obras espirituais e durante a oração. O que se deve fazer? Ninguém está livre disso. Não há pecado nele, só vexação. Ter pensamentos errantes torna-se um pecado quando alguém voluntariamente permite a fuga da mente. Mas se os pensamentos se dispersam involuntariamente, que culpa pode haver? Há culpa, porém, quando alguém percebe pensamentos vagando e, não tomando nenhuma ação, a pessoa vagando junto com eles. Quando pegamos nossos pensamentos vagando, devemos trazê-los de volta ao seu lugar apropriado imediatamente.

Para se libertar da tendência de ter pensamentos errantes durante a oração, é preciso concentrar-se e orar com calor. Antes da oração, é preciso preparar-se para tal esforço, fazendo prostrações e um momento de reflexão.

Habitue-se a rezar as suas próprias orações. Por exemplo: é a essência da oração da noite agradecer a Deus pelo dia e por tudo o que aconteceu, agradável e desagradável; pedir perdão por todos os erros cometidos, prometendo melhorar no dia seguinte; e rezar para que Deus o preserve durante o sono. Expresse tudo isso a Deus de sua mente e de todo seu coração.

A essência da oração da manhã é agradecer a Deus pelo sono, descanso e recuperação de forças e orar para que Ele nos ajude a fazer tudo para a Sua glória. Expresse isto a Ele com a sua mente e com todo o seu coração. Juntamente com tais orações de manhã e à noite, apresente as suas maiores necessidades ao Senhor, especialmente as necessidades espirituais...  

Frio Espiritual (da Carta 40)
Você determinou corretamente que o inimigo de nossa luta fundamental pela oração e, portanto, nosso principal inimigo, é um arrefecimento [espiritual]. Oh, que estado amargo e miserável é esse! Mas perceba que nem toda diminuição no calor do fervor é um resfriado pernicioso. Alguns vêm da fraqueza, outros da doença do corpo. Nenhuma delas é má; ambas passarão.

O arrefecimento desastroso é causado pelo afastamento da vontade de Deus, através de nossa própria paixão voluntária por qualquer coisa ímpia. A paixão voluntária é contrária à nossa consciência, que tenta iluminar e nos impedir de desejos ímpios. A paixão voluntária mata o espírito e corta a vida espiritual. Isso você deve temer mais do que tudo - como fogo, como a própria morte. A paixão voluntária é causada por uma perda do medo de Deus e pela desatenção a si mesmo. Estes, então, vocês devem estar atentos para evitar um mal tão terrível. Quanto àqueles momentos em que um resfriamento vem involuntariamente, devido à doença ou fraqueza do corpo, uma lei se aplica: Suportai, sem mudar a vossa regra designada, mesmo que seja completamente sem sabor. Para os que suportam pacientemente, passam os sentimentos frios, e o habitual fervor quente e sincero retorna rapidamente.

Por favor, mantenha-o em sua mente e faça dele uma regra, para que o esfriamento não roube arbitrariamente seu fervor. Em caso de resfriamento inevitável, faça outra regra para arrastar e continuar arrastando através de sua regra de oração estabelecida, com a certeza de que esse desempenho seco de atos em breve trará de volta a vida e o calor à sua oração.



Breves Orações (da Carta 42)
Cristãos zelosos têm uma certa técnica que eles aplicam para garantir a contínua lembrança de Deus com mais firmeza. É a repetição constante de uma breve oração, normalmente "Senhor, tem misericórdia" ou "Senhor Jesus Cristo, tem misericórdia de mim, pecador". Se você não ouviu isso, então escute agora. Se você nunca fez isso, comece agora.

O tempo trará uma lembrança constante de Deus (da Carta 43)
Sejam encorajados! Aceite a oração mais prontamente e continue sem interrupções - e logo alcançará o objetivo desejado. Em breve uma atenção reverente ao Deus Único será estabelecida, e com ela, paz interior. Digo em breve, não agora, nem em um ou dois dias. Meses podem ser necessários, às vezes, até mesmo anos. Peça ao Senhor e Ele ajudará.

Regra de Oração (da Carta 47)
Você pergunta sobre a regra da oração. Sim, por causa da nossa fraqueza, é apropriado ter uma regra de oração. Por um lado, ela controla o zelo excessivo. Os grandes homens de oração tinham uma regra de oração e cumpriam-na. Todas as vezes, eles começavam a oração com as orações estabelecidas...

No entanto, não devemos recolher demasiadas orações

Tendo contemplado seu significado e reagido profundamente, faça um esforço para aprender as orações de cor, para que quando chegar a hora da oração, você não tenha que se preocupar com livros e iluminação. Se aprenderes as orações de cor, não serás distraído pelo que os teus olhos vêem, e serás capaz de manter a atenção da tua mente mais firmemente sobre Deus.

Você verá por si mesmo como isso é benéfico. Aprender orações de cor assegura que em todos os momentos e em todas as circunstâncias as orações estejam com você, e isso significa muito.

Tendo-se preparado para permanecer em oração, esforce-se para evitar que a sua mente se afaste e para evitar que os seus sentimentos se tornem frios e indiferentes. Esforce-se sempre para prestar atenção e nutrir o calor. Depois de ler cada oração, faça quantas prostrações achar necessário, ou faça a oração curta usual (isto é, a Oração de Jesus). Suas orações, sem dúvida, demorarão mais tempo assim, mas crescerão em força.

Particularmente no final da sua regra de oração, gaste mais tempo fazendo suas próprias orações. Peça perdão por desatenção involuntária durante a oração e entregue-se aos cuidados de Deus durante todo o dia.

Devemos continuar a manter a nossa atenção em Deus durante o dia. Para apoiar nossa atenção, eu disse mais de uma vez: Lembre-se de Deus através de uma breve oração...


Depois de passar o dia inteiro em uma atitude tão orante, dedique ainda mais tempo à noite para se concentrar na oração e aumentar suas prostrações. Intensifique suas súplicas a Deus e, tendo-se dedicado novamente aos cuidados de Deus, deite-se com uma breve oração em seus lábios e adormeça com ela, ou com a repetição de um salmo.

Tendo memorizado tudo isso, você estará totalmente armado para a oração. Quando me vem à mente um pensamento perturbador, corra para o Senhor com uma breve oração ou algum salmo, especialmente: "Ó Deus, esteja atento para me ajudar" (Salmo 69), e a nuvem perturbadora desaparecerá imediatament

Isso resume as regras de oração.

Mas repito: Lembrai-vos, tudo isto é um guia. O cerne da questão é: Permanecei com reverência diante de Deus, com a mente no coração, e esforçai-vos por Ele com saudade.

Uma Regra de Oração de Breves Orações (mesma Carta)
Ocorreu-me acrescentar isto: Podeis substituir por toda a vossa regra de oração as prostrações, a oração breve e as vossas próprias palavras de oração.

Fique de pé e comece a fazer prostrações dizendo: "Senhor, tem misericórdia", ou alguma outra oração expressando suas necessidades, ou glorificando a Deus ou agradecendo a Ele. Para evitar a preguiça, você deve repetir um número definido de orações, ou definir um período de tempo específico para oração, ou ambos.

A corda de oração é usada por aqueles que planejam orar independentemente do livro de oração. É usada para dizer: "Senhor Jesus Cristo, tem piedade de mim, pecador," e puxando um nó pelos teus dedos.

Repete-o outra vez e move outro nó, e assim sucessivamente com cada oração. Você pode fazer uma prostração, da cintura para a terra como desejar, em cada oração. Ou para nós pequenos, podes fazer um arco da cintura; nós grandes, prostrações. Toda a regra consiste num número fixo de orações e prostrações, intercaladas com orações nas tuas próprias palavras.

Acelerar a repetição de orações e prostrações é outro perigo. Depois de determinar um determinado número de orações, é uma boa idéia proteger-se da pressa, estabelecendo um período de tempo definido para completar a regra de oração. Se você achar que apressou as orações, preencha o tempo com mais orações e prostrações.

O número de orações para substituir um serviço fixo de oração litúrgica está listado no final do Horologion em duas mesas, uma para os zelosos, e outra para os preguiçosos ou os que estão ocupados. Os Startsi [Anciãos] que ainda vivem entre nós em eremitérios e celas especiais, em Valaam e Solovki, por exemplo, fazem todos os seus serviços na corda da oração. É assim que se faz: Veja quanto tempo você leva para ler as orações da manhã e da noite; então conte com a corda de oração quantas orações você pode fazer nesse período de tempo, e quantas vezes você puder completar a corda de oração, essa deve ser a sua regra, seguindo esse método. Elabore a regra da corda de oração fora do seu tempo de oração regular, mas com a mesma atenção que daria à oração regular. Você deve então prosseguir com sua regra de oração atual no horário designado, em pé e com prostrações.

Lendo isto, não penses que te estou a empurrar para o monasticismo. Eu mesmo aprendi primeiro a rezar com a corda de oração, não de um monge, mas de um leigo, porque muitos leigos rezam assim. E você também aproveitará disso. Quando as orações do livro de oração se tornam tediosas e pouco inspiradoras, você pode usar a corda de oração por um ou dois dias, então retorne às suas orações memorizadas.

Repito novamente: A essência da oração está em elevar a mente e o coração a Deus. As regras da oração são apenas ajudas para este fim. Nós, os fracos, não podemos passar sem elas.

O Trabalho árduo é essencial (da Carta 48)
Escreves que tens dificuldade em controlar os teus pensamentos; eles dispersam-se facilmente e a oração não procede como desejas; e que, no meio do dia, no meio do trabalho e da associação com os outros, há pouca lembrança de Deus.

A vida de oração instantânea é impossível. Deves fazer um forte esforço para controlar os teus pensamentos, pelo menos até certo ponto. A oração não acontece como você espera - apenas desejando-a, e, de repente, lá está ela. Isso não acontece.

Forçando-nos a Orar (mesma Carta)
Tem o livro dos discursos de São Macário do Egipto. Por favor, leia o 19º discurso, a respeito do dever do cristão de se forçar a fazer o bem. Lá está escrito: "É preciso forçar-se a orar, mesmo que não se tenha oração espiritual". E: "Neste caso, Deus, vendo que o homem se esforça seriamente, empurrando-se contra a vontade do seu coração (isto é, dos seus pensamentos), concede-lhe a verdadeira oração". Por oração verdadeira, São Macário significa a oração profunda, não distraída, recolhida, que ocorre quando a mente está inabalavelmente diante de Deus.
 Quando a mente começa a estar firmemente diante de Deus, ela descobre tal doçura, que deseja permanecer em verdadeira oração para sempre, nada mais desejando.


 Afirmei mais de uma vez exactamente quais os esforços que devem ser feitos: Não permitam que os vossos pensamentos vagueiem à vontade. Quando eles escaparem involuntariamente, volte-os imediatamente para trás, repreendendo-se, lamentando-se e sofrendo por causa desta desordem. Como diz S. João da Escada: "Devemos fechar nossa mente nas palavras de oração pela força. "

Quando você tiver aprendido as orações de cor, como eu sugeri em minha carta anterior, talvez então você progredirá mais suavemente.

A idéia mais útil é freqüentar a igreja com freqüência. Lá, as orações vêm mais prontamente porque tudo é direcionado para esse fim, mas isso não é muito prático para você. Portanto, trabalhe em casa para acostumar-se a orar com atenção e tente permanecer na presença de Deus o resto do tempo, tanto quanto possível.

Ao memorizar as orações, não se esqueça de aprofundar o significado e experimentar o sentimento de cada palavra. Então, quando você fizer a oração, as próprias palavras irão manter a sua atenção e aquecê-lo em uma atitude de oração.

Preparação para a oração (da Carta 48)
Faz isto também. Prepare-se para ficar de pé diante de Deus - não apenas pule em oração depois de bisbilhotar e conversar sobre ou fazer tarefas domésticas.  Outra oportunidade pode não vir.

Não se esqueça de restabelecer seu senso de necessidade espiritual. Traga sua necessidade de Deus para a frente de sua mente, então comece a atrair sua mente para seu coração, organizando seus pensamentos em oração e chamando seu desejo de encontrar sua realização em Deus.

Quando o coração está consciente e sente a necessidade de oração, então o próprio coração atento não deixará os seus pensamentos deslizar para outros assuntos. Vai forçá-lo a gritar ao Senhor nas suas orações. Acima de tudo, esteja ciente de sua própria desamparo: se não fosse por Deus, você estaria perdido. Se alguém que está condenado ao desastre estivesse diante da única pessoa que, com um olhar, poderia salvá-lo, olharia aqui e ali para a sua salvação? Não, ele cairia diante dele e suplicaria misericórdia. Assim será quando você se aproximar dEle em oração com a consciência do perigo total e o conhecimento de que ninguém pode te salvar senão Deus.

Todos nós temos este pequeno pecado pendurado sobre nós. Embora façamos preparativos meticulosos para cada outra tarefa (não importa quão trivial seja), não nos preparamos para a oração. Retomamos a oração com pensamentos levianos, ... Considere a oração como o trabalho central da sua vida e mantenha-a no centro do seu coração. Aborde-a no seu papel legítimo, não como uma função secundária!


Cuidados mundanos (da Carta 49)

As casas e as comunidades dependem das preocupações da vida cotidiana e da sociedade. Essas preocupações são obrigações designadas por Deus; cumpri-las não é um passo em direção aos ímpios, mas um caminhar no caminho do Senhor.

Todos os que se apegam a essas premissas errôneas caem no mau hábito de pensar que, uma vez que aceitam as obrigações mundanas, não precisam mais se esforçar para com Deus.

Vejo que essas concepções errôneas também te prenderam . Deixe-os de lado e compreenda o conceito de que tudo o que você faz, dentro e fora de sua casa, em relação à vida social, como uma filha, como uma irmã, como uma moscovita - é divino e agradável a Deus.  


Completas actos divinos de uma forma ímpia. Elas estão desnecessariamente perdidas e arrancam sua mente de Deus. Corrija isto e, de agora em diante, aborde os assuntos diários com o conhecimento de que cumpri-los é um mandamento. Administre-os como administrando a lei de Deus.

Uma vez que você se ajuste a este ponto de vista, nenhum dever mundano o distrairá de Deus. Em vez disso, irá aproximá-lo Dele. Todos nós somos servos do nosso Deus. Deus designou a cada um seu lugar e responsabilidades, e Ele vigia para ver como cada um se aproxima de sua designação. Ele está em toda parte. E Ele cuida de você. Tenha isso em mente e faça cada ato como se fosse designado a você diretamente por Deus, não importa o que seja.

Faça suas tarefas domésticas desta maneira: Quando alguém vem visitar, tenha em mente que Deus lhe enviou este visitante, e está observando. Quando você tiver que sair de sua casa, tenha em mente que Deus enviou você em uma missão, e está observando. Você vai completá-lo como ele deseja?

Ao orientar-se a Deus em todos os momentos, suas tarefas em casa e responsabilidades fora da casa não irão distrair sua atenção de Deus, mas, pelo contrário, irão mantê-lo com a intenção de completar todas as tarefas de uma maneira agradável a Deus. Tudo será realizado com o temor de Deus, e esse medo manterá a vossa atenção em Deus inabalavelmente.

É claro que, tendo expressado a firme determinação de viver de uma maneira agradável a Deus, você não precisará de nenhum estímulo para discriminar entre tarefas divinas e ímpias.

Nutrir o Desejo de Deus (da Carta 51)
Queres entrar no Paraíso mais depressa? Isso é o que você deve fazer: Quando orardes, não completeis a vossa oração antes de despertar no vosso coração algum sentimento de reverência a Deus, lealdade, ação de graças, exaltação, humildade, contrição, ou certeza e esperança em Deus...

A pressa na oração (da mesma Carta)
Presumo que se apressou negligentemente a completar a sua regra de oração, só para sobreviver. Faça dela uma regra, de agora em diante, para nunca mais rezar negligentemente. Nada é mais ofensivo para Deus do que isso. É melhor deixar de fora parte de sua regra de oração e completar o restante reverentemente e com temor a Deus, do que fazer toda a regra de oração, e fazê-lo negligentemente.  

Dê a si mesmo uma repreensão completa por tal descuido. Que isto fique claro para você: Ninguém que reze fervorosamente e com atenção termina a oração sem sentir o efeito da oração. Oh, de que bênção nos privamos ao permitir a negligência na oração!

Um Tempo Fixo de Oração (da mesma Carta)
Por que a pressa na oração ocorre? É incompreensível.   O que se deve fazer?

Para evitar tal auto-engano, alguns fazem isso: Defina um período de tempo definido para a oração - um quarto de hora, meia ou uma hora inteira (o que for conveniente), e regule sua vigília para que o relógio batendo na meia hora ou a hora assinale o fim das orações. Então, quando você começar a orar, não se preocupe com o número de orações lidas, mas apenas levante seu coração e mente para o Senhor em oração, e continue de maneira digna durante o tempo reservado. Outros determinam quantas orações podem ser feitas na corda de oração num determinado tempo e procedem de forma calma e sem pressa para as contar na corda de oração. Eles ficam com as suas mentes diante do Senhor, ou conversam com Ele nas suas próprias palavras, ou recitam alguma oração, e é assim que veneram reverentemente a Sua glória sem fim.

Já vos escrevi sobre memorizar as orações e recitá-las de memória no momento da oração, sem tomar na mão o livro de orações. Como isso é maravilhoso! Tendo começado a orar, recita uma oração memorizada ou salmo e pondera cada palavra, não só na tua mente, mas no teu coração. Se a sua própria oração começa a crescer a partir de uma palavra do salmo ou oração, não a corte, deixe-a fluir.  
 A pressa nas orações é inútil. Talvez você possa ler apenas uma única oração ou um salmo durante todo o tempo. Havia uma pessoa que era capaz de recitar apenas a oração do Senhor durante o seu tempo de oração regular; cada palavra transformava-se numa oração inteira. Outra pessoa, tendo sido informada sobre esta forma aceitável de orar, revelou que tinha ficado de pé durante todo o tempo de Matins recitando o Salmo 50: "Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a Tua grande misericórdia" - e ficou sem tempo antes de poder terminar.

Oração: a raiz de todas as coisas (da mesma Carta)
  Trabalhe, ou nada virá de você. Se não houver sucesso na oração, então não haverá sucesso em nada. É a raiz de tudo.

A Necessidade de Oração (Carta 79)
Tudo é de Deus. A Ele devemos  ir. E você escreve que não reza.

 falem com suas próprias palavras e digam a Ele o que está em seu coração; peçam ajuda! "Vê, Senhor, o que me perturba? ...isto e isto... Eu não posso me endireitar. Socorro, um todo-miserável! Mencione cada pequena coisa e suplique pela cura apropriada de tudo. Esta será a verdadeira oração. Podes sempre rezar as tuas próprias orações, desde que não haja retrocesso para a preguiça.

De várias cartas
Não se deve trabalhar sempre em coisas espirituais. Você deve ter algum trabalho manual simples para fazer. Mas só a retomar quando a alma está cansada, e não pode ler, nem pensar, nem sequer rezar a Deus (Carta 33).

Ore com as suas próprias palavras - antes de ter recitado as orações formais, depois de as ter lido, e durante toda a sua regra de oração (Carta 33).

Seja persistente em dirigir-se a Deus, ao Theotokos, ao seu Anjo da Guarda (Carta 33).

Os desvios podem ser para a direita e para a esquerda. O primeiro é o zelo sem conhecimento; o segundo, a preguiça (Carta 39).

Como é oportuna a oração frequente: "Por qualquer meio, salvai-me!" (Carta 39).

O sucesso não vem instantaneamente; é preciso ser paciente; é preciso trabalhar sem descanso... Tudo virá a seu tempo.... A experiência de todas as pessoas que   e realizam a sua salvação (Carta 43) confirma que assim é.

Da Vida Ortodoxa, vol. 32, não. 4 (Julho-Agosto de 1982), pp. 21-30. Traduzido do russo pelo P. Stefan Pavlenko.

Fonte



Traduzido com www.DeepL.com/Translator