terça-feira, 24 de novembro de 2020

Creia no amor, na bondade, na providência de Jesus, mesmo sem compreender seus inexplicaveis caminhos. "Deus é caridade".

 Madre Maria José de Jesus

(1882-1959)
Priora do Convento de Santa Teresa, Rio de Janeiro

Nasceu no Rio de Janeiro em 18.II.1882. É filha do famoso historiador Capistrano de Abreu. Perdeu a mãe aos 9 anos. Jovem, bonita e inteligente, Honorina de Abreu brilhou na sociedade carioca da época! Porém, aos 20 anos, em meio a um baile, sentiu-se subitamente impelida a deixar o salão e voltar para casa. Algo de sobrenatural se passara em seu interior: foi o marco de sua conversão!
Com 29 anos fez-se carmelita descalça no Convento de Santa Teresa, trocando o nome de batismo, Honorina, pelo de Irmã Maria José de Jesus. Com apenas 6 anos de vida religiosa foi eleita priora - fato que se repetiu inúmeras vezes. Orientava almas com grande sabedoria. Deu novo vigor aos costumes monásticos e contribuiu para a fundação de outras casas. Traduziu diversos livros carmelitanos para o português. Escreveu diversas poesias e deixou inúmeras cartas. Enfrentou corajosamente a falta de saúde e nos últimos anos sofreu o martírio da alma. Muitos recorriam a suas orações e a todos auxiliava, sendo a oração o centro do seu apostolado. Faleceu em 11.III.1959 e hoje intercede a Deus por nós, peregrinos no caminho da fé. Suas relíquias repousam na capela do Convento de Santa Teresa, que podem ser visitadas no horários das Missas.

PENSAMENTOS EXTRAÍDOS DE SEUS ESCRITOS

- As nossas fraquezas e misérias em vez de afastarem Jesus de nós, antes O atraem como O atraíam os pobres, os enfermos, os miseráveis de toda sorte, quando Ele andava na terra.
- Ó Senhor, se deste por nosso resgate o teu Sangue, muito mais dará o teu perdão.
- Ó Mãe minha, só quem te buscou na aflição, no desânimo, na enfermidade, nas quedas, nas horas em que tudo parece acabado e perdido, sem remédio, pode dizer quanto é doce e compassivo o teu materno coração!
- Sem oração é difícil uma alma santificar-se. Tudo fica na superfície, não cria raízes...
- Olhando os teus exemplos, Senhor, compreendo que o maior mal , talvez maior que o próprio pecado, é desconfiar e não crer no teu amor.
- Creia cegamente, confie loucamente, ame até o infinito.
- Creia no amor, na bondade, na providência de Jesus, mesmo sem compreender seus inexplicaveis caminhos. "Deus é caridade".

ORAÇÃO

Deus de poder e misericórdia, que tornastes vossa serva Madre Maria José de Jesus admirável por suas virtudes e santidade de vida, por seu amor à Igreja a ao Carmelo e por sua constância na oração em benefício das almas, concedei-nos, por sua intercessão, conformar nossa vontade à de cristo e alcançar a especial graça que ardentemente vos imploramos (...). Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

(Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória à Santíssima Trindade).

(Com Aprovação Eclesiástica)
Imprimatur: + Eugênio Cardeal Sales
Rio de Janeiro, 30/09/86

Autorização:
Frei Patrício Sciadini, O.C.D. Provincial

Em conformidade com os decretos do Papa Urbano VIII, declaramos que em nada se pretende prevenir o juízo da Autoridade Eclesiástica, e que esta oração não tem qualquer finalidade de culto público.

Quem alcançar graças por intercessão da Madre Maria José de Jesus, favor avisar ao Convento de Santa Teresa, Ladeira de Santa Teresa, 52 - Rio de Janeiro/RJ - CEP 20241-000

Hosted by www.Geocities.ws