São José, o melhor pai do mundo
Naquele tempo havia entre o casamento e o tempo de conviverem uma preparação do lar. Porque o casamento do Judeu é em dois tempos, ou seja, o homem ia preparar a casa antes de habitar junto com sua esposa, enquanto isso a mulher preparava todo o enxoval, mas isso já era um tipo de casamento. A lei dizia que se neste tempo mulher engravidasse, ainda mais de um outro homem, isso era uma transgressão muito grave à lei e então a mulher devia ser apedrejada publicamente. A palavra diz o que fez José:
“José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente.” (Mt 1, 19)
Mas naquela situação dolorosa o céu vem em auxilio de José em um sonho. Imagine homem, você acreditaria em um sonho destes?
José acreditou porque era obediente a Deus e logo que acordou, diz a Palavra que José fez assim como o anjo do Senhor havia mandado:
“Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa.” (Mt 1, 24)
José além de ser um homem de fé ele foi obediente a Deus. Esta é a Palavra do Senhor para todos , precisamos ser neste mundo homens e mulheres de Deus porque Deus tem as rédeas em Suas Mãos, acreditar que pra Ele nada é impossível, Ele nos ama e é cheio de misericórdia.
Graças a Deus, José foi obediente, e agora eu falo especialmente para você homem: Deus constituiu você para ser o melhor pai do mundo, não melhor do que todo mundo, mas melhor para seus filhos, para sua família, para sua esposa. Deus está querendo que você seja o melhor pai do mundo e principalmente que você seja o cabeça do lar, homem firme, honesto, de palavra, de fidelidade. Porque hoje o mundo está nos ensinando milhões e milhões de infidelidades, parece que trair, ter amante é uma glória, para mostrar que você é viril, potente… meu irmão você não sabe o estrago que você está fazendo. Se você anda na infidelidade você vai ver a sua casa caindo dia após dia.
Você precisa cortar com toda infidelidade e ser fiel a Deus. Você precisa ser o cabeça, não significa ser o mandão, mas ser firme, porque quantos filhos se perdendo por aí porque o pai é um banana, o pai está lendo jornal, está no butiquim mas não está com seus filhos. Não deixe tudo para sua esposa. Você precisa assumir o seu lugar de cabeça do lar!
Nesta palestra, monsenhor Jonas Abib nos diz que a exemplo de São José precisamos ser homens obedientes e tementes a Deus, renunciando a todo tipo de infidelidade à nossa família. Todo homem precisa assumir ser o “cabeça” da família e então se tornar como José o melhor pai do mundo.