domingo, 27 de dezembro de 2009

Fulton Sheen - Leia os ditos, veja o filme



Considerando-se o universo um todo contínuo, é perfeitamente possivel que existam seres inteligentes sem corpos, os quais denominamos anjos.


Se existem coisas no universo, é porque participam do Ser de Deus; se existem os seres vivos, é porque são reflexos da vida de Deus; se existem seres dotados de inteligência e vontade – como os homens e os anjos – é porque participam do Intelecto Soberano, que é Deus.


Dizem que a América sofre devido à intolerância – não é verdade. O sofrimento dela se origina da tolerância, já que tolera igualmente o certo e o errado, a verdade e a falsidade, a virtude e o vício, o Cristo e o caos. Comparada à invasão dos dogmáticos, é a invasão dos compreensivos em uma ameaça muito maior a nossa pátria.


A tolerância é uma atitude equilibrada de paciência perante o mal, uma abstenção que nos impede de demonstrar raiva ou infligir alguma punição. Somente as pessoas se podem dizer tolerantes, nunca a verdade.


Na América existe no máximo uma centena de pessoas que odeia a Igreja Católica. Entretanto existem milhões de pessoas que odeiam aquilo que acreditam ser a Igreja Católica – o que é muito diferente.


O princípio democrático é o reconhecimento dos direitos soberanos e inalienáveis do homem como dons de Deus, o qual é a Fonte de toda lei.


Toda a ansiedade está relacionada com o tempo. Os problemas fundamentais da psiquiatria giram em torno do desespero, do pessimismo, da melancolia e de outros complexos inerentes ao passado, ou então do medo, da ansiedade e das preocupações, que são as projeções do que há de vir.


Algumas pessoas se recusam a encarar o sofrimento porque isso gera responsabilidades.


Muitas pessoas são estimadas como boas, quando na verdade são apenas passivas. Em diversas ocasiões se regozijam de terem a mente aberta, mas elas são tão abertas que nunca têm tempo para fechar sua mente e arrumá-la de vez em quando.


Preparo todos os meus sermões diante do Santíssimo Sacramento. Assim como o recreio é mais agradável e proveitoso em um dia ensolarado, assim a criatividade homilética se alimenta perante a Eucaristia. As ideias mais refulgentes se originam do encontro face a face com Deus. É o Espírito Santo, que presidiu a Encarnação, a atmosfera mais propícia à iluminação. O papa João Paulo II tem sempre consigo uma prancheta ou um bloco de anotações quando está na presença do Santíssimo Sacramento. Eu fiz isso minha vida inteira, e estou certo de que ele o faz pelas mesmas razões, porque o amante sempre trabalha melhor na presença do amado.


O pagamento da didrácma do templo foi uma das ocasiões em que Nosso Senhor se associou a Pedro. E é o único momento da Escritura em que Deus se associa com um ser humano sob o pronome pessoal nós. Na época do pagamento da didrácma do templo, ordenou Nosso Senhor a Pedro que a pagasse, afirmando que devia fazê-lo “por mim e por ti”. E depois acrescentou: “convém que nós não sejamos motivo de escândalo”. Nesse momento ele e Pedro eram um só, como ninguém antes o havia sido. Nós, o Cristo e Pedro. Essa é a razão por que as encíclicas papais começam com a palavra nós.


O certo é certo, ainda que ninguém esteja certo; e o errado é errado, ainda que todos estejam errados.


O comunismo é a conclusão lógica da desumanização do homem.


Atualmente o perigo reside na crença de que as pessoas não estão doentes, mas apenas a sociedade.


Uma das funções dos anjos é a iluminação, e a outra é a proteção.


Tu tens a oportunidade de ascender a uma classe muito melhor que aquela a que almejas. Por que te preocupas em manter as aparências? Fica na companhia dos anjos e tão logo serás mais sábio e feliz.


Existem anjos próximos de ti para guiar-te e proteger-te, e para isso basta invocá-los. Eles chegam muito antes do que pensamos, e vivem em mundo muito maior do que pensamos.


Se tu não te comportas como acreditas, terminarás por acreditar como te comportas.


Deve-se examinar a cabeça de qualquer um que vá ao psicanalista.


A maioria das pessoas que vão ao psiquiatra pensam que estão loucas. Quando elas saem de lá, pensam que os psiquiatras estão loucos.


A psicanálise dirá que se uma pessoa chora quando corta cebolas, é porque ela recebera a notícia de que fora deserdada enquanto as cortava, e desde então chora.


Dois psicanalistas estão andando pela calçada, e terminam por se cruzar. Um deles fala: “Oi!”, e o outro pensa: “O que ele realmente quer dizer com isso”.


Quando se registra as memórias de uma vida humana, três pares de olhos as veem sob diferentes ângulos. Eles são a vida como eu a vejo, como os outros a veem, e como Deus a vê.


Cada um de nós inventa seu próprio clima, e determina a tonalidade dos céus no universo emocional onde habita.



Para os que desconhecem o arcebispo Fulton Sheen, ele foi um nobre príncipe da Igreja que, durante cerca de 60 anos, sustentou vigorosa atividade pública nos EEUU, primeiramente no rádio, e após na TV, onde se manteve como um dos líderes de audência com seu programa semanal de 30 minutos "Life is Worth Living", nos períodos de 1952 a 56 (numa cadeia de pequenas redes de televisão) e de 1958 a 1968 (em cadeia nacional). Graças ao You Tube, o público brasileiro angloparlante tem a oportunidade de lhe assistir aos programas e gozar de algumas horas de diversão sadia, contemplando-lhe a bela oratória, o raciocínio ordenado, a didática eficaz e o ferrenho anticomunismo. Além disso, e sobretudo, foi ele o autor de 73 livros que versavam sobre diversos assuntos, desde os princípios da política e as bases morais da sociedade, geralmente dirigidas ao middle-class americano, até às explorações teológicas e filosóficas mais agras e circunspectas. Não sei o que pensava sobre o CVII, mas ao que se me afigura não sustentou qualquer oposição a ele.


fonte:traduções gratuitas