http://4.bp.blogspot.com/_14vrv7ni7HM/TLYyK0PS85I/AAAAAAAABU8/h4xBT0R8kQU/s1600/20101013225550_D0064009.jpg
ABADIA DE NOSSA SENHORA DE FONTGOMBAULT  CELEBRA TODA A LITURGIA  NA REFORMA DO MISSAL FEITA POR SÃO JOÃO XXIII
EM 1962 E LIBERALIZADA POR SUA SANTIDADE BENTO XVI EM 7/7/2007 COM O MOTU PRÓPRIO "SUMMORUM PONTIFICUM".
ACTUALMENTE A COMUNIDADE CONTA COM CERCA DE 60 MONJES E FUNDOU MAIS OUTRAS 5 ABADIAS DE QUE ELA É A CASA-MÃE,
TODAS REZAM O BREVIÁRIO MONÁSTICO EM LATIM E A A SANTA MISSA É SEMPRE CELEBRADA NA FORMA EXTRAORDINÁRIA EM
FORMA SOLENE E CANTADA EM GREGORIANO.


  

Arquivo do blog

Artigos de Agosto

Agosto (43)

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O QUE NOS FAZ CATÓLICOS TRADICIONALISTAS?!


Por I. Shawn McElhinney e Pete Vere
Tradução: Maite Tosta
Fonte: The Catholic Legate

Julgando pelas reações contraditórias em relação à palestra recente do Monsenhor Calkins na Associação de Liturgia Latina, parece haver alguma confusão sobre o que constitui um católico tradicional. Isso causa estranhamento a estes autores, ambos católicos tradicionais, uma vez que presumimos que um católico tradicional é alguém que adere à Tradição Católica. Dessa forma, passamos a examinar cinco critérios da Tradição Católica para que se possa, assim esperamos, solucionar esta controvérsia.

Perpetuidade Papal

Primeiramente, um católico tradicional reconhece não só a autoridade do Pontífice Romano como Sucessor de Pedro, mas também a permanência do primado por todos os tempos. Isso incluiria o pontificado do Papa João Paulo II. Em resumo, como católicos tradicionais, declaramos, em uníssono, as palavras seguintes, do Concílio Vaticano I:

Porém o que Nosso Senhor Jesus Cristo, que é o príncipe dos pastores e o grande pastor das ovelhas, instituiu no Apóstolo S. Pedro para a salvação eterna e o bem perene da Igreja, deve constantemente subsistir pela autoridade do mesmo Cristo na Igreja, que, fundada sobre o rochedo, permanecerá inabalável até ao fim dos séculos.[1]

Em outras palavras, afirmamos nosso catolicismo tradicional porque reconhecemos a autoridade do presente Pontífice de Roma na instituição da Igreja Católica. Aqueles que discordam podem ser tradicionais, mas não no contexto da Tradição Católica.

Submissão em Matéria Disciplinar

Segundo, como católicos tradicionais nos submetemos à obediência do Pontífice Romano atual. Para citar o Concílio Vaticano I :

e que a ele [Pontífice Romano,sucessor de Pedro] entregou Nosso Senhor Jesus Cristo todo o poder de apascentar, reger e governar a Igreja universal, conforme também se lê nas atas dos Concílios Ecumênicos e nos sagrados cânones.(...)

E a ela [à Igreja Romana] devem-se sujeitar, por dever de subordinação hierárquica e verdadeira obediência, os pastores e os fiéis de qualquer rito e dignidade, tanto cada um em particular, como todos em conjunto, não só nas coisas referentes à fé e aos costumes, mas também nas que se referem à disciplina e ao regime da Igreja, espalhada por todo o mundo.

Em resumo, a Tradição Católica mantém que devemos nos submeter ao Pontífice Romano em matéria de disciplina e regime, não meramente em questões de fé e moral.

O Papa Julga a Tradição

O Papa, como Vigário de Cristo, recebe de Cristo autoridade direta sobre toda a Igreja, mas não é infalível em tudo o que diz ou faz... Deus, através de Sua Igreja Católica tem autoridade absoluta sobre minha consciência, mas em última instância Deus quis que eu julgasse se Sua Hierarquia está se desviando de Seu ensinamento. A obediência a homens tem limites. --Gálatas 1, 8-9[3]

Como se pode observar, esse pessoal alega poder julgar o Pontífice Romano se acharem que ele está se desviando dos ensinamentos de Deus. Em termos práticos, essas pessoas alegam ter mais competência do que o Pontífice Romano para julgar a Sagrada Tradição. Suas afirmações, no entanto, não estão de acordo com a Tradição da Igreja Católica. Ao contrário, suas afirmativas aparentam alinhar-se mais com a tradição iniciada pelo Frei Martinho Lutero, que afirmou na Dieta de Worms, "não acredito nem no Papa nem nos concílios já que está provado amiúde que estão errados, contradizendo-se a si mesmos".

Quanto àqueles que afirmam que o Papa João Paulo II interpretou erroneamente a Tradição Católica, essa assertiva segue a tradição da seguinte afirmativa de Calvino: "Portanto, mui fútil é a ficção de que o poder de julgar a Escritura está na alçada da Igreja, de sorte que se deva entender que do arbítrio desta, a Igreja, depende a certeza daquela, a Escritura"

Portanto, ao alinharmos com a Tradição Católica, como católicos tradicionais nos sujeitamos - e não minamos - a autoridade do Papa João Paulo II como transmissor da Sagrada Tradição.

Submissão ao Concílio Vaticano II

Em quarto lugar, como católicos tradicionais não impugnamos a legitimidade dos concílios ecumênicos. Pelo contrário, reconhecemos e nos sujeitamos ao magistério de todos os concílios ecumênicos da Igreja, incluindo o Concílio Vaticano II. Tal ocorre porque, ao nos posicionarmos pela Tradição Católica, reconhecemos que os ensinamentos do concílio ecumênico, incluindo aqueles de fundo pastoral, emanam de um ato do Magistério da Igreja. Como a Enciclopédia Católica, de 1913, explica em seu verbete "Concílios Gerais":

Desde o início dos tempos aqueles que rejeitavam as decisões dos concílios eram da mesma forma rejeitados pela Igreja... A infalibilidade do concílio é intrínseca, isto é, decorre de sua própria natureza. Cristo prometeu estar no meio de dois ou três de seus discípulos reunidos em Seu Nome; um concílio ecunêmico é, de fato e de direito, uma reunião de todos os colaboradores de Cristo pela salvação do homem pela fé verdadeira e conduta santa; Ele está, portanto, no meio deles, cumprindo suas promessas e conduzindo-lhes para a verdade pela qual lutam. Sua presença, cimentando a unidade da assembléia em um só corpo - o Seu próprio corpo místico -- dá a necessária completude, e compensa qualquer defeito que possa possivelmente surgir da ausência física de um certo número de bispos.[4]

Logo, mesmo quando uma matéria levantada em um concílio ecumênico não está definitivamente decidida, como no caso de alguns dos ensinamentos do Concílio do Vaticano II, reconhecemos que a verdade da doutrina não depende da expressa invocação da infalibilidade, mas ao contrário, a infalibilidade é intrínseca a um concílio ecumênico.

Todas as Liturgias Aprovadas são Tradicionais

Em quinto lugar, os católicos tradicionais celebram de acordo com o rito da Missa autorizado pelo Bispo de Roma. Algumas das formas litúrgicas na Igreja Latina são: A reforma litúrgica de Paulo VI , o indulto do Papa João Paulo II permitindo o uso do missal de 1962 e o Uso Anglicano na liturgia Romana. Como católicos tradicionais, não impugnamos nenhuma dessas formas litúrgicas aprovadas pela Igreja. Ao invés, alinhando-nos com a Tradição Católica, aderimos ao sétimo cânon do Sacrifício da Missa do Concílio de Trento. Esse cânon afirma:

Se alguém disser que as cerimônias, as vestimentas e os sinais externos de que a Igreja Católica usa na celebração da Missa são mais incentivos de impiedade do que sinais de piedade — seja excomungado [5].

Conclusão

Nós, como católicos tradicionais, não cumprimos nossas obrigações de fiéis católicos "da boca para fora", reservando-nos o direito de tecer julgamentos sobre quando nos sujeitar à autoridade eclesial. Muito pelo contrário, de acordo com a Tradição Católica, nos submetemos ao Pontífice Romano e ao bispo diocesano em comunhão com ele. Portanto, em relação às mais recentes críticas do Monsenhor Calkins, não precisamos nos preocupar com falsas alegações de que o catolicismo tradicional está sob ataque. Precisamos, ao invés, nos perguntarmos, como católicos tradicionais, se aqueles que perpetuam tal crítica estão verdadeiramente em conformidade com a Tradição Católica.

I. Shawn McElhinney e Pete Vere

Para o site "The Catholic Legate"
Em 09 de março de 2004.
Originalmente Publicado em 6 de dezembro de 2001 no "The Wanderer".

Bibliografia:

[1] Vaticano I: Constituição Dogmática "Pastor Aeternus" §2,1 (nº 1824) ( 18 de julho de 1870)
[2] Vaticano I: Constituição Dogmática "Pastor Aeternus" §2,1 (nº 1826/1827) ( 18 de julho de 1870) Texto entre colchetes não consta do original.
[3] Fraternidade Sacerdotal São Pio X: "Onde está a Obediência Católica Hoje ?"
[4] Enciclopédia Católica: Verbete "Concílios Gerais"
[5] Concílio de Trento: 954. Cân. 7.Cânones sobre o santíssimo sacrifício da Missa.Sessão XXII (17-9-1562)
fonte:Dominus vobiscum

Livros católicos

Ebook cattolici

Bibbia, Vangeli, Catechismo della Chiesa Cattolica, Storia della Chiesa

Dizionari

Preghiera

Classici Cristiani

  • L'imitazione di Cristo di Tommaso da KempisEPUB MOBI HTML
  • L'imitazione di Maria di Edoardo CiccodicolaEPUB MOBI HTML
  • Trattato della vera devozione a Maria di San Luigi Maria Grignion de MontfortEPUB MOBI HTML
  • Il segreto ammirabile del Santo Rosario di San Luigi Maria Grignion de MontfortEPUB MOBI HTML
  • Il grande segreto per diventare santi di San Luigi Maria Grignion de MontfortEPUB MOBI HTML
  • Le Glorie di Maria di Sant'Alfonso Maria de LiguoriEPUB MOBI HTML
  • Del Gran mezzo della preghiera di Sant'Alfonso Maria de LiguoriEPUB MOBI HTML
  • La necessità della preghiera di Sant'Alfonso Maria de LiguoriEPUB MOBI HTML
  • I racconti di un pellegrino russoEPUB MOBI HTML
  • Filotea di San Giovanni di SalesEPUB MOBI HTML
  • I fioretti di San FrancescoEPUB MOBI HTML
  • Storia di un anima di Santa Teresa di LisieuxEPUB MOBI HTML
  • Esercizi Spirituali di Sant'IgnazioEPUB MOBI HTML
  • Trattato della vita spirituale di San Vincenzo FerreriEPUB MOBI HTML
  • Il castello interiore di Santa Teresa d'AvilaEPUB MOBI HTML
  • La nuvoletta del Carmelo di San Giovanni BoscoEPUB MOBI HTML
  • Maria Ausiliatrice col racconto di alcune grazie di San Giovanni BoscoEPUB MOBI HTML
  • Maraviglie della Madre di Dio di San Giovanni BoscoEPUB MOBI HTML
  • Specchio (o salutazione) della Beata Vergine Maria di Corrado da SassoniaEPUB MOBI HTML
  • E' Gesù che passa di San Josemaría Escrivá de BalaguerEPUB MOBI HTML
  • Opera Omnia - San Francesco d'AssisiEPUB MOBI HTML
  • Opera Omnia - Santa Chiara d'AssisiEPUB MOBI HTML
  • Meditazioni della Beata Madre Teresa di CalcuttaEPUB MOBI HTML
  • Madre Mia quanto sei bellaEPUB MOBI HTML
  • Con Maria la vita è bellaEPUB MOBI HTML
  • Con Maria verso GesùEPUB MOBI HTML
  • Il mio ideale Gesù figlio di Maria di p. Emilio NeubertEPUB MOBI HTML
  • L'anticristo di Vladimir Sergeevic SolovievEPUB MOBI HTML
  • Salita del Monte Carmelo di San Giovanni della CroceEPUB MOBI HTML
  • Maria e la sua armataEPUB MOBI HTML

Biografie di santi, Visioni, Profezie, Rivelazioni

  • La Misericordia Divina nella mia anima - Diario di Santa suor Faustina KowalskaEPUB MOBI HTML
  • L'Araldo del Divino Amore di Santa Gertrude di HelftaEPUB MOBI HTML
  • La vita di Maria della Beata Anna Caterina EmmerickEPUB MOBI HTML
  • La Passione di Nostro Signore della Beata Anna Caterina EmmerickEPUB MOBI HTML
  • Le visioni della Beata Anna Caterina EmmerickEPUB MOBI HTML
  • La Mistica Città di Dio di Suor Maria d'AgredaEPUB MOBI HTML
  • I sogni di San Giovanni BoscoEPUB MOBI HTML
  • Vita di Santa Margherita Maria Alacoque (scritta da lei stessa)EPUB MOBI HTML
  • I primi nove venerdì del mese - la grande promessaEPUB MOBI HTML
  • Diario di Santa Gemma GalganiEPUB MOBI HTML
  • Il diario della Beata Elisabetta Canori MoraEPUB MOBI HTML
  • Il diario mistico di Camilla BraviEPUB MOBI HTML
  • Diario di Louise Marguerite Claret De La ToucheEPUB MOBI HTML
  • Il libro della Grazia speciale - Rivelazioni di Santa Metilde di HackebornEPUB MOBI HTML
  • Le Rivelazioni di Santa Brigida di SveziaEPUB MOBI HTML
  • Amore per amore: diario di Suor Maria Costanza del Sacro CostatoEPUB MOBI HTML
  • Beata Marietta RubattoEPUB MOBI HTML
  • Beato Bartolo LongoEPUB MOBI HTML
  • Colui che parla dal fuoco - Suor Josefa MenendezEPUB MOBI HTML
  • Così lontani, così vicini - Gli angeli nella vita di Santa Gemma GalganiEPUB MOBI HTML
  • Cristo Gesù nella Beata Alexandrina da BalasarEPUB MOBI HTML
  • Il mistero del Sangue di Cristo - Suor Maria Antonietta PrevedelloEPUB MOBI HTML
  • Santa Gertrude Di Helfta di don Giuseppe TomaselliEPUB MOBI HTML
  • Vita della Serva di Dio Edvige CarboniEPUB MOBI HTML
  • Diario di Edvige CarboniEPUB MOBI HTML
  • Rimanete nel mio amore - Suor Benigna Consolata FerreroEPUB MOBI HTML
  • Il Sacro Cuore e il Sacerdozio. Biografia di Madre Luisa Margherita Claret de la ToucheEPUB MOBI HTML
  • Figlia del dolore Madre di amore - Alexandrina Maria da CostaEPUB MOBI HTML
  • Il piccolo nulla - Vita della Beata Maria di Gesu CrocifissoEPUB MOBI HTML
  • Beata Anna Schaffer: Il misterioso quaderno dei sogniEPUB MOBI HTML
  • Beata Chiara bosattaEPUB MOBI HTML
  • Beata Maria Candida dell'EucaristiaEPUB MOBI HTML
  • Fratel Ettore BoschiniEPUB MOBI HTML
  • Il cuore di Gesù al mondo di Suor Maria Consolata BetroneEPUB MOBI HTML
  • Madre Giuseppina BakhitaEPUB MOBI HTML
  • Beata Maria di Gesù Deluil-MartinyEPUB MOBI HTML
  • Serva di Dio Luigina SinapiEPUB MOBI HTML
  • Marie-Julie JahennyEPUB MOBI HTML
  • Marie Le ValleesEPUB MOBI HTML
  • I SS. Cuori di Gesù e di Maria. La salvezza del mondo, le loro apparizioni, promesse e richiesteEPUB MOBI HTML
  • La testimonianza di Gloria PoloEPUB MOBI HTML
  • Chiara Luce BadanoEPUB MOBI HTML
  • Madre Carolina VenturellaEPUB MOBI HTML
  • Madre SperanzaEPUB MOBI HTML

Novissimi

Patristica

  • Scritti dei primi cristiani (Didachè, Lettera a Diogneto, Papia di Gerapoli)EPUB MOBI HTML
  • I padri apostolici (S.Clemente Romano,S.Ignazio di Antiochia,Il Pastore d'Erma, S.Policarpo di Smirne)EPUB MOBI HTML
  • I padri della chiesa: Scritti di Sant'AgostinoEPUB MOBI HTML
  • I padri della chiesa: Sant'Agostino, la città di DioEPUB MOBI HTML
  • I padri della chiesa: Sant'Agostino, le confessioniEPUB MOBI HTML
  • I padri della chiesa: Clemente Alessandrino,Sant'Ambrogio, Sant'Anselmo, San Benedetto,San Cirillo di GerusalemmeEPUB MOBI HTML
  • I padri della chiesa: San Giustino, San Leone Magno, Origene, Cirillo d'Alessandria, San Basilio, Atenagora di Atene, Rufino di Aquileia,Guigo il CertosinoEPUB MOBI HTML
  • I padri della chiesa: San Giovanni CrisostomoEPUB MOBI HTML
  • I padri della chiesa: San Gregorio di NissaEPUB MOBI HTML
  • I padri della chiesa: Quinto Settimio Fiorente TertullianoEPUB MOBI HTML
  • I padri del deserto: Evagrio Pontico, Sant'Antonio AbateEPUB MOBI HTML
  • I padri esicasti : La preghiera del Cuore,Gregorio il sinaita,Niceforo il solitario, San Barsanufio e Giovanni, Pseudo MacarioEPUB MOBI HTML

Sacramenti e vita cristiana

Altri libri

  • La Divina Commedia (Inferno, Purgatorio, Paradiso) di Dante AlighieriEPUB MOBI HTML
  • La storia d'Italia di San Giovanni BoscoEPUB MOBI HTML
  • I testimoni di Geova di Don Vigilio Covi