terça-feira, 28 de junho de 2011

First Vespers for the Solemnity of St Peter and Paul have be said, and therefore today is 60th Anniversary of the ordination to the priesthood of Pope Benedict XVI. 60 anos de sacerdócio do Santo Padre Bento XVI



The wonderful, "Tu es Petrus" by James MacMillan, for me was one of the highpoints of last years visit. There is something about those crashing chords and the weight of the brass that says something very poignant about the Petrine Office resting on the shoulders of this gentle old man. There is a sense of burden and yet there is something which soars upwards. Somehow this music conveys both the weight of the Church built on the rock and also it shining grace filled majesty. It is triumphalistic, it is a fanfare and yet there is also, something profoundly prayerful about it. It is both modern and yet there is rootedness in an earlier tradition.
It would be fun to write an essay on the theology of James MacMillan's music.
Num bonito dia de sol de 29 de junho de 1951, o jovem Joseph Ratzinger, junto com seu irmão mais velho Georg e outros 40 candidatos, prostrou-se no chão da Catedral de Freising, para ser ordenado sacerdote. Já havia completado o curso de Teologia e Filosofia e com apenas 30 anos tinha título de pós-doutorado e lecionava Dogmática na Escola Superior de Freising.
Hoje, 60 anos depois, a Igreja toda está pronta para festejar a meta alcançada por este homem que viveu sua fidelidade ao ministério até o seu ponto mais alto, como Sucessor de Pedro.
As Conferências Episcopais, encorajadas pela Congregação para o Clero, convidam paróquias, comunidades e fiéis a se prepararem para a comemoração organizando orações diante do Santíssimo Sacramento.
A ideia foi do cardeal-prefeito da congregação, Dom Mauro Piacenza, que disse que as horas de adoração eucarística devem ser dedicadas também à “santificação dos sacerdotes” e para pedir a Deus o dom de novas e santas vocações.
As horas de oração – acrescenta – podem ser continuadas ou distribuídas durante todo o mês de junho.
O Cardeal Claudio Hummes, Prefeito emérito da Congregação para o Clero e arcebispo emérito de São Paulo, de passagem por Roma, colhe a ocasião e parabeniza o papa.

Bento XVI - Sua Vida

Criança


Primeira Comunhão



Sua ordenação e de seu irmão Georg

Professor em Regensburg, 1965


60 anos de sacerdócio do Santo Padre

 

60 anos de ordenação, redescobrindo a beleza do sacerdócio

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 27 de junho de 2011 (ZENIT.org) - No próximo dia 29 de junho, Bento XVI recordará os 60 anos do “momento mais importante da minha vida” - segundo ele mesmo descreve -, sua ordenação sacerdotal, recebida da catedral de Frisinga, perto de Munique.
Ele recebeu o sacramento junto ao seu irmão mais velho, Georg, das mãos do cardeal Michael von Faulhaber, conhecido como grande opositor do nazismo. “Adsum”, “estou aqui”, foram as palavras que pronunciou em latim, diante de Deus e do povo, o jovem Joseph Ratzinger, aos 24 anos.
Nesta quarta-feira, a Igreja universal reviverá esse dia, mas o Papa não quer que seja um momento de exaltação da sua pessoa; ele espera que sirva para promover na Igreja o agradecimento a Deus pelo dom do sacerdócio e para pedir-lhe que suscite novas vocações.
Daquele esplêndido dia de verão, Joseph Ratzinger recorda um detalhe que para outros passou despercebido e que ele compartilha no livro “Minha vida” (Ed. Encuentro, 1997).
“Não se deve ser supersticioso – escreve em suas memórias –, mas, no momento em que o ancião arcebispo impôs suas mãos sobre as minhas, um passarinho se elevou do altar maior da catedral e entoou um breve canto gozoso; para mim, foi como se uma voz do alto me dissesse: 'Está bem assim, você está no caminho justo'.”
Foi nesses dias que Joseph Ratzinger descobriu o que o sacerdote significa para as pessoas.
“No dia da primeira Missa, fomos acolhidos em todos os lugares – também entre pessoas completamente desconhecidas –, com uma cordialidade que até aquele momento eu não poderia ter imaginado”, prossegue o Papa em suas memórias.
“Experimentei, assim, muito diretamente, quão grandes esperanças os homens colocavam em suas relações com o sacerdote, quanto esperavam sua bênção, que vem da força do sacramento. Não se tratava da minha pessoa nem da do meu irmão: o que poderiam significar, por si mesmos, dois irmãos como nós, para tanta gente que encontrávamos? Viam em nós pessoas às quais Cristo havia confiado uma tarefa para levar sua presença entre os homens; assim, justamente porque não éramos nós que estávamos no centro, nasciam tão rapidamente relações de amizade.”
(Re)descoberta do sacerdócio
Esta mesma (re)descoberta do sacerdócio, no âmbito universal, é o objetivo que Bento XVI apresenta ao celebrar seu aniversário de ordenação.
Neste contexto, o prefeito da Congregação para o Clero, cardeal Mauro Piacenza, enviou uma carta aos bispos do mundo para promover 60 horas de adoração eucarística pela santificação dos sacerdotes, pelas novas vocações e por Bento XVI.
No texto, assinado também pelo secretário da Congregação para o Clero, Dom Celso Morga Iruzubieta, explica-se que as horas de adoração eucarística dedicadas a esta intenção podem ser contínuas ou distribuir-se durante o mês de junho, e devem comprometer “especialmente os sacerdotes”.
“O cume deste percurso de oração poderia coincidir com a solenidade do Sagrado Coração de Jesus – dia de santificação sacerdotal – no próximo dia 1º de julho”, acrescenta a carta.
Com esta iniciativa, a Igreja pretende homenagear “o Pontífice com uma extraordinária coroa de orações e de unidade sobrenatural, capaz de mostrar o centro real da nossa vida, do qual surge todo esforço missionário e pastoral, assim como o autêntico rosto da Igreja e dos seus sacerdotes”.
(Jesús Colina)


padremarcelotenorio.blogspot.com