domingo, 3 de outubro de 2010

Em Coimbra, no dia 22 de Setembro, Mons. Nicola Bux deu-nos o prazer de um encontro e a graça de celebrar a Sancta Missa cantata na forma extraordinária do Rito Romano.De seguida, na Igreja da Rainha Santa Isabel, Mons. Nicola Bux celebrou a Santa Missa usus antiquor, votiva da Padroeira da Cidade de Coimbra.

Mons. Nicola Bux em Coimbra

De 17 a 23 de Setembro de 2010, Mons. Nicola Bux, consultor do Ofício das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice, esteve em peregrinação por Portugal e Espanha, numa viagem organizada pela FSISA. Para além de Santiago de Compostela e Oviedo, Mons. Nicola Bux peregrinou a Fátima, à Igreja de Santo António de Lisboa e esteve na Lusa Atenas.


Na conversa que teve connosco, incentivou-nos à fidelidade ao pensamento e magistério litúrgico do Santo Padre. Disse-nos que as dificuldades que passamos na Igreja, pela desobediência à renovação espiritual da Igreja, promovida pelo Papa Bento XVI, que parte da sua lex orandi, começam a desvanecer-se. É necessário um clero jovem, fiel ao Papa, conhecedor em profundidade do seu pensamento e magistério. Falou-nos também do que podemos e devemos fazer para ajudar o Santo Padre no seu apelo a um novo movimento litúrgico: capaz de valorizar o tesouro da Liturgia Tradicional e reflectir sobre a reforma da reforma litúrgica levada a cabo depois do Concílio Vaticano II. Foi, na verdade, uma palestra inspiradora, cheia de esperança e encorajamento!

Nesta visita por Portugal, agendou-se também a próxima vinda de Mons. Nicola Bux, para um ciclo de conferências, em Braga, Fátima e Lisboa, por ocasião da publicação em português da obra A Reforma de Bento XVI: a liturgia entre a inovação e a tradição, no próximo Advento, numa iniciativa promovida em colaboração com a FSISA.











Monsenhor NICOLA BUX
Sacerdote da Arquidiocese de Bari, estudou e ensinou em Jerusalém e Roma. Docente de Liturgia Oriental e de Teologia dos Sacramentos na Faculdade Teológica Pugliese. Foi perito no Sínodo dos Bispos sobre a Eucaristia (2005). Actualmente é consultor da Congregação para a Doutrina da Fé, da Congregação para a Causa dos Santos e conselheiro da revista teológica internacional Communio. Foi nomeado pelo Papa Bento XVI, consultor do Ofício das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice. Das suas numerosas publicações sobressaem: Perché i cristiani non temono il martirio (Piemme, 2000); Dove egli dimora. Il senso dell’adorazione nella vita cristiana (San Paolo, 2005); Il Signore dei misteri. Eucaristia e relativismo (Cantagalli, 2005); com A. Garuti, Pietro ama e unisce. La responsabilità personale del papa per la Chiesa universale (Studio Domenicano, 2007). A sua obra mais recente é A Reforma de Bento XVI: a Liturgia entre a inovação e a tradição (Piemme, 2009).
Muito recentemente foi nomeado pelo Papa como perito para o próximo Sínodo do Médio Oriente. Em Novembro de 2010, publicará mais um livro sobre a reforma da reforma e a questão dos abusos litúrgicos, intitulado Como ir à Missa sem perder a fé?

fonte.http://fsisa.blogspot.com/2010/09/mons-nicola-bux-em-coimbra.html