ABADIA DE FONTGOMBAULT





  

Arquivo do blog

Artigos Junho 2007



    segunda-feira, 13 de outubro de 2014

    A Santa Sé divulgou hoje a “Relatio post disceptationem”, o texto feito pelo relator geral do Sínodo, Cardeal Péter Erdő.


    Um terremoto pastoral no Sínodo.

    Santa Sé divulgou hoje a “Relatio post disceptationem”, o texto feito pelo relator geral do Sínodo, Cardeal Péter Erdő.
    Por John Travis | Tradução: Fratres in Unum.com - Em termos pastorais, o documento publicado hoje pelo Sínodo dos Bispos representa um terremoto, o “grande”, após meses de tremores menores.
    relatio post disceptationem lido em voz alta na aula do sínodo, embora defendendo a doutrina fundamental, pede à Igreja que parta dos valores positivos em uniões que ela sempre considerou “irregular”, inclusive a de casais que coabitam, segundas uniões realizadas sem nulidades e mesmo uniões homossexuais.
    Sobre os homossexuais, o relatório chegou até a questionar se a Igreja poderia aceitar e valorizar sua orientação sexual sem comprometer a doutrina Católica.
    (Ver a atualização abaixo — pedidos de esclarecimento já estão surgindo por parte dos participantes do Sínodo) 
    Enquanto defende os ensinamentos tradicionais que rejeitam o divórcio e o casamento gay, o sínodo afirmou que a Igreja moderna deve se focar em “elementos positivos” em tais relacionamentos, e não em suas falhas, e abrir um paciente e misericordioso diálogo com as pessoas envolvidas. O objetivo final, é dito, é usar essas “sementes” de bondade para trazer as pessoas mais plenamente para a Igreja.
    O relatório resume o desafio pastoral para a Igreja da seguinte forma:
    “É necessário aceitas as pessoas em seu ser concreto, saber como apoiar sua busca, encorajar o desejo por Deus e a vontade de se sentirem plenamente parte da Igreja, também da parte daqueles que experimentaram o fracasso e se encontram nas mais diversas situações. Isso requer que a doutrina da fé, o seu conteúdo básico, deve ser gradualmente melhor conhecido, proposto lado a lado com a misericórdia”.
    O documento claramente reflete o desejo do Papa Francisco de adotar uma abordagem pastoral mais misericordiosa sobre o matrimônio e assuntos familiares. O documento está sujeito a revisão pelos bispos nesta semana, e sua versão final será usada como parte da uma reflexão de toda a Igreja a caminho para a segunda sessão do sínodo em outubro de 2015.
    O relatório enfatizou que “o princípio da gradualidade” — a idéia que os católicos caminham em direção à plena adesão aos ensinamentos da Igreja em passos, e que a Igreja precisa acompanhá-los com paciência e compreensão. E enfatizou a abertura do Concílio Vaticano II, que levou a Igreja a reconhecer elementos positivos mesmo em “formas imperfeitas” encontradas fora do matrimônio sacramental.
    O documento afirmou uma que “nova dimensão da pastoral familiar atual consiste em aceitar a realidade do casamento civil e também da coabitação”. Onde tais uniões demonstram estabilidade, profunda afeição e responsabilidade parental, elas devem ser consideradas um ponto de partida para um diálogo que poderia eventualmente levar ao sacramento do matrimônio”.
    Ele citou situações de casais que escolheram viver juntos sem se casar por razões econômicas ou culturais, ou aquelas na África que entram em casamentos tradicionais em “estágios”, e que em resposta a Igreja deve manter suas “portas sempre bem abertas”.
    “Em tais uniões, é possível alcançar valores familiares autênticos ou, ao menos, desejá-los. O acompanhamento pastoral deve sempre começar desses aspectos positivos”, diz o documento.
    Ao lidar com famílias rompidas, casais que se separaram ou divorciaram, o relatório afirma que a Igreja deve evitar uma abordagem “tudo ou nada” e, ao invés, empenhar-se em um diálogo paciente com tais famílias, em espírito de respeito e amor.
    Quanto à questão da Comunhão para Católicos que se divorciaram e se casaram novamente sem uma declaração de nulidade relativa à união anterior, o documento deixou a questão em aberto para posterior estudo e reflexão teológica pela Igreja como um todo, especialmente sobre a ligação entre o sacramento do matrimônio e a Eucaristia. Ele observou que alguns participantes do sínodo são contrários à admissão de Católicos divorciados ["recasados"] aos sacramentos, embora outros vislumbrassem uma possibilidade quanto à Comunhão, talvez após um “caminho penitencial” realizado sob o direcionamento da Igreja.
    A respeito dos Católicos divorciados e recasados, afirmou, a Igreja deve evitar uma linguagem discriminatória. Para a Igreja, alcançar os Católicos divorciados não representa um “enfraquecimento de sua fé” ou um enfraquecimento da indissolubilidade do casamento, mas, antes, um exercício de caridade.
    O relatório também citou os muitos chamados no Sínodo para um aceleramento e uma dinamização dos procedimentos de nulidade, inclusive a possibilidade de uma decisão “administrativa” de nulidade feita pelos bispos locais, sem a necessidade de um processo em tribunal. O Papa já nomeou uma comissão para estudar tais possibilidade.
    No capítulo intitulado “Acolhendo homossexuais”, o relatório claramente rejeito o casamento gay, mas afirmou:
    “Os homossexuais têm dons e qualidade a oferecer à comunidade Cristã. Somos capazes de acolher essas pessoas, garantindo-lhes um espaço fraternal em nossas comunidades? Frequentemente, eles desejam encontrar uma Igreja que lhes ofereça um lar acolhedor. Nossas comunidades são capazes de o fornecer, aceitando e valorizando sua orientação sexual, sem comprometer a doutrina Católica sobre a família e o matrimônio?”
    “Sem negar os problemas morais relativos às uniões homossexuais, é necessário observar que há casos em que uma ajuda mútua, ao ponto do sacrifício, constitui um precioso apoio na vida dos companheiros”, diz.
    Naturalmente, o sínodo moldou sua “abertura” a uniões irregulares no contexto da evangelização — levar as pessoas ao Evangelho — e, em nenhum ponto do texto, há qualquer sugestão de que os ensinamentos básicos da Igreja estão abertos ao debate.
    A primeira parte do relatório apresenta, de fato, um diagnóstico severo dos males que afetam a família moderna, citando, em particular, os perigos de um “individualismo exasperado” que parece substituir a coesão familiar. Outras famílias batalham contra problemas econômicos, violência e agitações sociais.
    Falando sobre esses problemas e fracassos, o documento afirma que a Igreja precisa iniciar um processo de “conversão”, não meramente anunciando um conjunto de regras, mas transmitindo valores, reconhecendo as oportunidades para evangelizar e também os limites culturais.
    Na questão do controle de natalidade, o relatório do sínodo tem pouco de novo a dizer. A abertura à vida é uma parte essencial do amor matrimonial, diz, e é sugerida uma leitura aprofundada da Humanae Vitae, a encíclica de 1968 que condenou a contracepção, bem como promoveu de um planejamento familiar com métodos naturais de regulação de natalidade.
    Aqui, como em outros pontos, o texto afirma que a Igreja precisa usar uma “linguagem realista” que começa por ouvir as pessoas e que pode levá-las a reconhecer a “beleza e a verdade de uma abertura incondicional à vida”. Ele acrescenta, no entanto, que a Igreja também precisa “respeitar a dignidade da pessoa na avaliação moral dos métodos de controle de natalidade”.
    O relatório diz que, ao cuidar de “famílias feridas”, soou no sínodo a necessidade de “escolhas pastorais corajosas” e novos caminhos pastorais que começam com a situação do casais e famílias sofredoras, reconhecendo que, frequentemente, sua situação é mais suportada do que livremente escolhida.
    Ele pediu por uma melhora na preparação matrimonial para os Católicos, afirmando que os cursos devem envolver mais a comunidade como um todo. A Igreja também precisa formular um acompanhamento pastoral para casais nos primeiros anos de vida matrimonial, usando casais experientes como um recurso.
    Fez um convite participar às comunidades Católicas locais por todo o mundo para que continuem a discussão do sínodo e ofereceram seu ponto de vida, a fim de que a sessão seguinte do sínodo que ocorrerá em Roma, de 4 a 25 de outubro de 2015.
    ATUALIZAÇÃO: O relatório já causou algumas reações. Após a sua apresentação na aula do sínodo, 41 bispos falaram sobre seu conteúdo, e vários pediram esclarecimentos sobre pontos específicos:
    – Alguns perguntaram se, no capítulo sobre o homossexualismo, não deveria haver uma referência ao ensinamento de que “algumas uniões são desordenadas”, uma referência à frase que a Igreja utilizou para descrever as relações homossexuais. A informação veio do Cardeal Peter Erdo, autor primeiro do relatório, que falou aos jornalistas na conferência de imprensa do Vaticano.
    – Fontes afirmam que outros bispos questionaram a analogia que o relatório fez entre o princípio de encontrar “elementos de santificação e verdade fora” da estrutura visível da Igreja, expresso na Lumen Gentium, do Vaticano II, e a idéia mais ampla de que elementos positivos podem ser encontrados não só no matrimônio sacramental, mas também em uniões irregulares.
    – Ao menos um bispo perguntou sobre o que ocorreu com o conceito de pecado. A palavra “pecado” aparece raramente no relatório de 5 mil palavras.
    Na conferência de imprensa, o Cardeal Luis Antonio Tagle, das Filipinas, enfatizou que este texto não era a versão final e, sorrindo, disse: “Então, o drama continua”.

    Livros católicos

    Ebook cattolici

    Bibbia, Vangeli, Catechismo della Chiesa Cattolica, Storia della Chiesa

    Dizionari

    Preghiera

    Classici Cristiani

    • L'imitazione di Cristo di Tommaso da KempisEPUB MOBI HTML
    • L'imitazione di Maria di Edoardo CiccodicolaEPUB MOBI HTML
    • Trattato della vera devozione a Maria di San Luigi Maria Grignion de MontfortEPUB MOBI HTML
    • Il segreto ammirabile del Santo Rosario di San Luigi Maria Grignion de MontfortEPUB MOBI HTML
    • Il grande segreto per diventare santi di San Luigi Maria Grignion de MontfortEPUB MOBI HTML
    • Le Glorie di Maria di Sant'Alfonso Maria de LiguoriEPUB MOBI HTML
    • Del Gran mezzo della preghiera di Sant'Alfonso Maria de LiguoriEPUB MOBI HTML
    • La necessità della preghiera di Sant'Alfonso Maria de LiguoriEPUB MOBI HTML
    • I racconti di un pellegrino russoEPUB MOBI HTML
    • Filotea di San Giovanni di SalesEPUB MOBI HTML
    • I fioretti di San FrancescoEPUB MOBI HTML
    • Storia di un anima di Santa Teresa di LisieuxEPUB MOBI HTML
    • Esercizi Spirituali di Sant'IgnazioEPUB MOBI HTML
    • Trattato della vita spirituale di San Vincenzo FerreriEPUB MOBI HTML
    • Il castello interiore di Santa Teresa d'AvilaEPUB MOBI HTML
    • La nuvoletta del Carmelo di San Giovanni BoscoEPUB MOBI HTML
    • Maria Ausiliatrice col racconto di alcune grazie di San Giovanni BoscoEPUB MOBI HTML
    • Maraviglie della Madre di Dio di San Giovanni BoscoEPUB MOBI HTML
    • Specchio (o salutazione) della Beata Vergine Maria di Corrado da SassoniaEPUB MOBI HTML
    • E' Gesù che passa di San Josemaría Escrivá de BalaguerEPUB MOBI HTML
    • Opera Omnia - San Francesco d'AssisiEPUB MOBI HTML
    • Opera Omnia - Santa Chiara d'AssisiEPUB MOBI HTML
    • Meditazioni della Beata Madre Teresa di CalcuttaEPUB MOBI HTML
    • Madre Mia quanto sei bellaEPUB MOBI HTML
    • Con Maria la vita è bellaEPUB MOBI HTML
    • Con Maria verso GesùEPUB MOBI HTML
    • Il mio ideale Gesù figlio di Maria di p. Emilio NeubertEPUB MOBI HTML
    • L'anticristo di Vladimir Sergeevic SolovievEPUB MOBI HTML
    • Salita del Monte Carmelo di San Giovanni della CroceEPUB MOBI HTML
    • Maria e la sua armataEPUB MOBI HTML

    Biografie di santi, Visioni, Profezie, Rivelazioni

    • La Misericordia Divina nella mia anima - Diario di Santa suor Faustina KowalskaEPUB MOBI HTML
    • L'Araldo del Divino Amore di Santa Gertrude di HelftaEPUB MOBI HTML
    • La vita di Maria della Beata Anna Caterina EmmerickEPUB MOBI HTML
    • La Passione di Nostro Signore della Beata Anna Caterina EmmerickEPUB MOBI HTML
    • Le visioni della Beata Anna Caterina EmmerickEPUB MOBI HTML
    • La Mistica Città di Dio di Suor Maria d'AgredaEPUB MOBI HTML
    • I sogni di San Giovanni BoscoEPUB MOBI HTML
    • Vita di Santa Margherita Maria Alacoque (scritta da lei stessa)EPUB MOBI HTML
    • I primi nove venerdì del mese - la grande promessaEPUB MOBI HTML
    • Diario di Santa Gemma GalganiEPUB MOBI HTML
    • Il diario della Beata Elisabetta Canori MoraEPUB MOBI HTML
    • Il diario mistico di Camilla BraviEPUB MOBI HTML
    • Diario di Louise Marguerite Claret De La ToucheEPUB MOBI HTML
    • Il libro della Grazia speciale - Rivelazioni di Santa Metilde di HackebornEPUB MOBI HTML
    • Le Rivelazioni di Santa Brigida di SveziaEPUB MOBI HTML
    • Amore per amore: diario di Suor Maria Costanza del Sacro CostatoEPUB MOBI HTML
    • Beata Marietta RubattoEPUB MOBI HTML
    • Beato Bartolo LongoEPUB MOBI HTML
    • Colui che parla dal fuoco - Suor Josefa MenendezEPUB MOBI HTML
    • Così lontani, così vicini - Gli angeli nella vita di Santa Gemma GalganiEPUB MOBI HTML
    • Cristo Gesù nella Beata Alexandrina da BalasarEPUB MOBI HTML
    • Il mistero del Sangue di Cristo - Suor Maria Antonietta PrevedelloEPUB MOBI HTML
    • Santa Gertrude Di Helfta di don Giuseppe TomaselliEPUB MOBI HTML
    • Vita della Serva di Dio Edvige CarboniEPUB MOBI HTML
    • Diario di Edvige CarboniEPUB MOBI HTML
    • Rimanete nel mio amore - Suor Benigna Consolata FerreroEPUB MOBI HTML
    • Il Sacro Cuore e il Sacerdozio. Biografia di Madre Luisa Margherita Claret de la ToucheEPUB MOBI HTML
    • Figlia del dolore Madre di amore - Alexandrina Maria da CostaEPUB MOBI HTML
    • Il piccolo nulla - Vita della Beata Maria di Gesu CrocifissoEPUB MOBI HTML
    • Beata Anna Schaffer: Il misterioso quaderno dei sogniEPUB MOBI HTML
    • Beata Chiara bosattaEPUB MOBI HTML
    • Beata Maria Candida dell'EucaristiaEPUB MOBI HTML
    • Fratel Ettore BoschiniEPUB MOBI HTML
    • Il cuore di Gesù al mondo di Suor Maria Consolata BetroneEPUB MOBI HTML
    • Madre Giuseppina BakhitaEPUB MOBI HTML
    • Beata Maria di Gesù Deluil-MartinyEPUB MOBI HTML
    • Serva di Dio Luigina SinapiEPUB MOBI HTML
    • Marie-Julie JahennyEPUB MOBI HTML
    • Marie Le ValleesEPUB MOBI HTML
    • I SS. Cuori di Gesù e di Maria. La salvezza del mondo, le loro apparizioni, promesse e richiesteEPUB MOBI HTML
    • La testimonianza di Gloria PoloEPUB MOBI HTML
    • Chiara Luce BadanoEPUB MOBI HTML
    • Madre Carolina VenturellaEPUB MOBI HTML
    • Madre SperanzaEPUB MOBI HTML

    Novissimi

    Patristica

    • Scritti dei primi cristiani (Didachè, Lettera a Diogneto, Papia di Gerapoli)EPUB MOBI HTML
    • I padri apostolici (S.Clemente Romano,S.Ignazio di Antiochia,Il Pastore d'Erma, S.Policarpo di Smirne)EPUB MOBI HTML
    • I padri della chiesa: Scritti di Sant'AgostinoEPUB MOBI HTML
    • I padri della chiesa: Sant'Agostino, la città di DioEPUB MOBI HTML
    • I padri della chiesa: Sant'Agostino, le confessioniEPUB MOBI HTML
    • I padri della chiesa: Clemente Alessandrino,Sant'Ambrogio, Sant'Anselmo, San Benedetto,San Cirillo di GerusalemmeEPUB MOBI HTML
    • I padri della chiesa: San Giustino, San Leone Magno, Origene, Cirillo d'Alessandria, San Basilio, Atenagora di Atene, Rufino di Aquileia,Guigo il CertosinoEPUB MOBI HTML
    • I padri della chiesa: San Giovanni CrisostomoEPUB MOBI HTML
    • I padri della chiesa: San Gregorio di NissaEPUB MOBI HTML
    • I padri della chiesa: Quinto Settimio Fiorente TertullianoEPUB MOBI HTML
    • I padri del deserto: Evagrio Pontico, Sant'Antonio AbateEPUB MOBI HTML
    • I padri esicasti : La preghiera del Cuore,Gregorio il sinaita,Niceforo il solitario, San Barsanufio e Giovanni, Pseudo MacarioEPUB MOBI HTML

    Sacramenti e vita cristiana

    Altri libri

    • La Divina Commedia (Inferno, Purgatorio, Paradiso) di Dante AlighieriEPUB MOBI HTML
    • La storia d'Italia di San Giovanni BoscoEPUB MOBI HTML
    • I testimoni di Geova di Don Vigilio Covi