quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Madre Angélica sobre a Missa Tradicional A Opinião de uma Religiosa Católica




Do blog de Raymond Arroyo, um dos chefes da rede de TV católica EWTN.
Questionado várias vezes sobre a opinião de Madre Angélica sobre a missa tradicional, o editor nos dá algumas pistas, extraídas de um livro de orações editado pela religiosa norte-americana.

Madre Angélica é considerada a mulher católica mais influente do mundo e fundadora do canal EWTN. Em 2002 ela deixa a presidência do canal, pois se iniciou contra ela um processo de perseguição por parte de alguns bispos católicos liberais dos EUA (leia-se Cardeal Mahony, que teve uma das suas “obras” questionadas publicamente pela freira). Desde então a EWTN é dirigida por leigos e é um canal leigo, mas comprometido 110% com a doutrina da Igreja.

****
A Missa Tradicional Romana

O latina era uma língua perfeita para a missa. É a língua da Igreja, que nos permite rezar uma oração verbal sem distrações.
Percebam, o propósito da Missa é rezar e estar associado ao crucifixo e ao glorioso banquete que nós participamos na Santa Comunhão. Ele está lá. Mas muito é desprezado com o vernáculo.
Durante a missa latina você dispunha de um missal se desejasse segui-la em inglês. Era quase místico. Dava-lhe o conhecimento do paraíso, da humildade impressionante de Deus que se manifesta sob a forma de pão e vinho. O amor que Ele tinha por nós, Seu desejo de permanecer conosco é incrível. Você podia se concentrar naquele amor, porque você não se distraía com o seu próprio idioma. Você podia ir a qualquer lugar do mundo e você sempre sabia o que estava acontecendo. Era contemplativo porque conforme a missa prosseguia você podia fechar seus olhos e visualizar o que realmente estava acontecendo. Você podia sentir. Você podia olhar para o leste e perceber que Deus havia vindo e estava realmente presente. Da forma como é hoje, com o sacerdote encarando as pessoas, torna-se algo entre o sacerdote e as pessoas. Frequentemente é apenas um tipo de reunião e Jesus é esquecido.
****

Desde a publicação do Motu Proprio a rede EWTN, em completa sintonia com o desejo do Santo Padre, vem exibindo quase que mensalmente uma missa solene na forma extraordinária do Rito romano. Bem diferente de outras redes de TV que preferem fazer “festa na roça” com a missa... Acho que nem todo mundo é “lindo e santo”, não é mesmo?