sábado, 13 de abril de 2019

Don Divo, Cristo está realmente presente se tu estás nele, se tu mesmo és o Cristo.

https://www.deepl.com/

  Resultado de imagem para don divo barsotti

Deus comunicou-se a si mesmo em relação ao homem no Senhor Jesus. Durante a sua vida mortal, Jesus ainda era estranho aos homens, mas, na dádiva do seu Espírito, ele realmente se fez presente. A sua presença já não está condicionada pelo tempo e pelo espaço; é o tempo, o espaço, as pessoas e todas as coisas que entram em contacto com ele. 
Ele é a nova criação que condiciona tudo e não está sujeita a ninguém, o novo mundo de Deus. É Deus que se dá a Si mesmo, que se comunica aos homens no dom do Seu Espírito.
No dom do Espírito, Ele entra em nós e nós nele, e nos tornamos um com Ele. Se a presença implicasse alguma estranheza, já não seria presença. Ela te investe, te enche, não se identifica contigo porque te transcende, te abraça.

 Não  está compreendida no espaço e tempo; cada  lugar, cada  tempo está em relação com ele.
Não está fora de  ti, pelo contrário,a sua presença enche a   tua própria alma, de alguma forma  tu mesmo se tornas a presença, e ela se torna você. Até que você  não esteja transformado nela, como poderia ser uma presença real para você? Cristo está realmente presente se você está Nele, se você mesmo é o Cristo. Por isso, a presença real definitiva é o "Christus totus", a humanidade redimida.

A própria presença da Eucaristia ainda não é definitiva, perfeita, mas está ordenada ao que será a futura Igreja. A presença se realiza em nós porque na Eucaristia o Cristo é para nós. Segundo os antigos teólogos, a presença de Cristo na Eucaristia é uma presença no mistério, a presença real são os cristãos. A presença no mistério está ordenada à presença real que somos nós. 

Enquanto Ele estiver presente no mistério, Ele ainda não está plenamente presente para nós. Cristo ainda é distinto e separado de nós, permanece estranho de alguma forma aos homens: assim, para aqueles que não têm fé, a presença real de Cristo é inacessível como a de Deus. 

Aqueles que não acreditam não podem estabelecer uma relação com a presença. 
Deus verdadeiramente, na sua imensidão, preenche tudo, é íntimo de tudo, mas a sua presença não é real porque as criaturas se encontram como que fora d'Ele. Ele os enche, mas eles não entram em uma relação com a presença. Deus está neles, mas eles não estão nEle. 
No entanto, pode-se dizer que o mistério eucarístico é o da presença real, porque supõe e realiza a relação de Cristo com os homens, com a sua esposa que é a Igreja. O mistério não se celebra sem que a Igreja esteja presente com ele.
A presença pressupõe, portanto, distinção e perfeita unidade, exprime, de facto, uma relação de intimidade absoluta. A presença de Cristo é a unidade de Christus totus na distinção dos indivíduos. Ele é a presença real na qual subsistem o Filho e a mãe, o cônjuge e a noiva. A distinção pessoal existe, na unidade de uma única vida, de um único corpo, de um único ser, como repete São Paulo em suas cartas e do qual aos Efésios é uma expressão maravilhosa (Ef 4,-6). Antes do dom do Espírito, até mesmo o Filho do homem permaneceu dividido e estranho à humanidade de Pedro e João. Eram como mundos contíguos, mas um não estava no outro. Agora, em vez disso, eles são um, eles são a presença real.
DIVO BARSOTTI
A presença de Cristo
Edições da Fundazione
Divo Barsotti
pp. 147-149