quarta-feira, 15 de maio de 2019

don Divo, Falando da experiência de Deus, devemos dizer com firmeza e absoluta certeza que só a fé pode estabelecer uma relação entre nós e Deus, entre Deus e nós.


                                                                          português

Vocês convidaram a assembléia a rezar e eu estou partindo precisamente de uma invocação, de uma oração que vocês fizeram, para que Deus  que aumente em nós a fé, esperança e caridade.
Falando da experiência de Deus, devemos dizer com firmeza e absoluta certeza que só a fé pode estabelecer uma relação entre nós e Deus, entre Deus e nós.
Assim como não temos uma relação com as estrelas fixas, também não podemos ter uma relação com Deus sem termos recebido o dom da fé.
Se não houvesse fé, estaríamos na absoluta impossibilidade de rezar!
Mesmo se rezássemos, as orações permaneceriam, não se elevariam além das nuvens, porque a nossa força não é suficiente para poder ir além de tudo o que é criado para Deus; portanto, devemos perceber que numa experiência de Deus se exige as virtudes teologais,  se exige, porque sem estas virtudes o homem se encontra na impossibilidade de estabelecer qualquer relação com a divindade e o primeiro dom, o primeiro instrumento que o Senhor nos dá para estabelecer uma relação com Ele é a fé.
Se vivemos a vida religiosa, vivemos um certo contato com Deus através da fé, uma fé que nos faz conhecer a Deus, nos faz conhecer suas  exigências. Mas a alma tem medo dela. Somos  homens tão pobres , tão fracas criaturas, que relação podemos ter com Deus? Ele nos pede uma santidade que está além das possibilidades do homem de ser alcançada e, no entanto, mesmo que nos sintamos homens pobres, incapazes de tudo, mas sobretudo incapazes de responder às  exigências de Deus, nos sentimos atraídos por Ele e não podemos passar sem Ele e quanto mais o conhecemos, mais sua beleza nos atrai, seu amor nos atrai e nos sentimos como se fôssemos levados embora, como se levados por uma força à qual não podemos resistir, vamos para o Senhor.
A experiência de Deus é antes de mais nada isto!
Nasce da fé e é tanto o medo como a atração do desejo. São dois sentimentos que nunca são um sem o outro! Há sempre um certo medo, você o experimentou antes de fazer a consagração: quantas vezes há pessoas que são aspirantes há mais de um ano, até dois anos e não sabem decidir porque têm medo.
Onde está a força deles? Como é que elas têm a confiança de que   serão fiéis? Não podem ser fiéis nas pequenas coisas! A falta de fidelidade a Deus, uma vez consagrada a Ele, parece tão pecaminosa que faz com que a consagração se afaste e, no entanto, a pessoa insiste, continua a vir, consegue participar um pouco na vida da Comunidade, porque, como disse antes, há sempre os mesmos dois sentimentos: medo e atração.
Isto distingue a experiência de Deus na vida do cristão. Conheces Deus? Se você não conhece a Deus não há medo nem atração: vive uma vida religiosa, sim, mas só aparentemente: não vive nada, vive apenas essa vida, vazia, porque esse Deus a quem você deve ter acesso é um Deus de papel, é um Deus que não é um Deus vivo, é um Deus que não teme porque  é feito à sua imagem e semelhança, é um Deus que não o atrai porque mesmo a vida religiosa que se vive para Deus é apenas um preenchimento do vazio da vida. Mas não é enchê-lo de amor, de um desejo vivo de união; é um ir vivendo desta maneira, e não se vive nem uma vida humana nem uma vida religiosa.
É o perigo muitas vezes também daqueles que querem viver uma vida religiosa, isto é, que não vivem nem uma vida humana nem uma vida religiosa; arrastam-se dia a dia, ano a ano para uma vida medíocre, uma vida sem luz, sem desejos, sem aspirações, nem sequer medo, continuam   pela força da inércia. Medo e ardor: sinônimos de vida nova
Se há fé, tudo nasce dali: eis que Deus já não é um Deus de papel, é o Deus vivo!
Você o conhece, mas o conhece porque ele é uma Pessoa, não o conhece porque conhece o catecismo, não o conhece porque conhece a teologia, não o conhece porque o viu, porque entrou na sua vida, porque se manifestou a você, e porque a manifestação de Deus à sua alma significou para sua alma um desejo incoerciente de se unir com ele e, ao mesmo tempo, um grande temor pelo sentido de sua fraqueza, pelo sentido de sua impotência, de sua pobreza espiritual. Conhecimento de fé que é muito maior, muito mais importante que o conhecimento teológico.
Só assim nasce a vida religiosa, nascida deste conhecimento da fé.
Um teólogo pode falar da Santíssima Trindade fumando um cigarro, e é uma coisa assustadora, se você pensa bem, mas ele pode fazê-lo porque Deus é um Deus que é um pouco de papel, um Deus com quem você pode facilmente raciocinar: Ele é um Deus sem poder, que não tem força em sua vida interior. Porquê? Porque a fé é pequena, a fé é pequena! Uma pessoa, uma mulher, uma mulher simples, talvez analfabeta, que só sabe um pouco de catecismo, pode viver uma união com Deus, pode viver uma fé viva, maior que a dos teólogos.

 Sem dúvida Santa Teresa ou Santa Gemma Galgani tinham mais fé que o bispo de sua diocese. Pensamos em Santa Gemma Galgani e o bispo de Lucca da época. Impressiona a diferença entre um bispo bom, mas medíocre, e esta alma que é totalmente tomada pelo amor de Cristo, que não vê senão Ele, que só pensa Nele, que vive uma vida na qual é verdadeiramente consumida pelo amor.
Certamente a fé de Santa Gemma era muito maior do que a fé de seu bispo, mesmo que o bispo fosse bispo e Gemma Galgani fosse uma pobre tola, como ela mesma assinou.
O que conta na vida religiosa, então, é a fé porque a fé é o órgão que nos coloca em comunhão com Deus. Gostaria de saber: é o mesmo   ver uma fotografia duma montanha ou subir a montanha?
Parece-te o mesmo? Vejamos, parece-te mesmo o mesmo? Eu realmente não acredito, bem, aqueles que vivem, que também falam de Deus podem ser como aqueles que olham para uma fotografia.  Uma coisa é olhar para a fotografia, outra coisa é subir a montanha,  uma coisa é viver um verdadeiro contato com Deus.
Observe cuidadosamente que a fé deve mantê-lo em contato real com uma pessoa viva. . Deus é, Deus existe, Deus está aqui!
Deus, com toda a sua  exigência de amor, com toda a plenitude da Sua santidade: Ele está aqui, e a alma tem um grande impulso. Ela é incapaz de conviver com este Deus tão grande, que quase tem medo dele, mas eu disse antes, este medo de Deus está unido na alma a uma impossibilidade de escapar, porque ela se sente, ao mesmo tempo, atraíada por Ele e você sente que sua vida é apenas uma resposta a esta atração que você sente e que o Senhor exerce sobre você.
Eu diria que esta é precisamente a experiência fundamental: quando falamos da experiência de Deus, devemos pensar que o que distingue esta experiência são estes dois sentimentos, nunca um sem o outro. Pode ser que às vezes a atração   prevaleça sobre o medo, outras vezes o medo ou pelo menos o sentido de respeito  prevalece sobre o amor, mas esses dois sentimentos estão sempre presentes. Se não há medo, deves ter medo, se não tens medo, deves ter medo porque Deus não é proporcional ao homem.
Você sente vontade de conviver com um gigante, você sente vontade de viver uma santidade que o queima, que o consome: você se jogaria voluntariamente no fogo? Acho que não! Você nunca se jogou no fogo, eis que você não sente vontade de se jogar neste Deus. Uma sensação de medo nasce sempre na alma. O que é que o Senhor me vai pedir? O que é que ele vai querer de mim? Como posso viver um relacionamento com Ele?
E aqui estamos nós, então, tentando viver uma vida que também é boa, mas a boa vida que queremos viver, as virtudes, são uma defesa contra Deus: se Ele me deixar sozinho eu tentarei dizer minhas orações, eu farei essa outra coisa, essa outra coisa e Deus será feliz e eu viverei minha vida da mesma forma. Quando lhe dei algumas das minhas coisas, acho que o satisfiz e posso viver a minha vida desta forma.

Não é assim que podemos viver uma vida religiosa: se você conhece a Deus, não pode fazer negócios com Ele, Ele faz negócios com você, mas você não pode fazer negócios com Deus. Mesmo que estejamos na religião da aliança, não estamos no mesmo nível. Por um lado há Deus, Deus que pode reclamar tudo, tudo pode querer porque Deus não é proporcional ao homem; por outro, há o homem com a sua pequenez, com a sua incapacidade, com a sua pobreza, com os seus pecados.