quinta-feira, 16 de maio de 2019

don Divo, A GRAÇA SANTIFICANTE



"O que é a graça santificante? Se quisermos ouvir os teólogos é uma qualitas; mas olhai  que eu vos dou um exemplo mais simples: se estás ao sol, o que acontece? Acontece que estás iluminado. Podes ficar ao sol e não ser iluminado? 
Eis que a graça santificadora é o efeito da graça incriada. Graça incriada, o que é isso? 
Uma coisa muito simples: é Deus; do incriado nada há senão Deus, Deus na medida em que se entrega à alma. O que nos ensina a teologia? Que na alma em graça habita a Santíssima Trindade. Mas não é apenas porque está presente - Deus também está presente nesta mesa - que a presença de Deus está toda  num grão de areia, como está todo no universo inteiro; se Deus deixasse de estar presente, as coisas cairiam no nada; é a Sua presença que as sustenta sobre o abismo do nada.

Então, o que é esta habitação da Santíssima Trindade? 
É uma morada que implica o dom que Deus faz de si mesmo à alma: Ele quer ser possuído por nós, vive em nós porque se entrega a nós. 
Agora é precisamente esta presença de Deus em nós que nos transforma: é a graça santificadora. Somos iluminados interiormente, em todo o nosso ser, em todas as nossas forças, por Deus que habita em nós; Ele é  a força: Ele nos dá força; Ele é a luz: Ele nos ilumina; Ele é fogo: Ele nos aquece, nos transforma.

Don Divo Barsotti