quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O Santo Rosário e os Santos, por P.Stefano M. Manelli ,Fundador dos Franciscanos da Imaculada


Os Papas e os Santuários

Muitos foram os Papas que amaram o Rosário como dom de Maria, que o exaltaram e recomendaram a toda a Igreja, enriquecendo-o de preciosas indulgências.Um deles, foi o grande Papa Leão XIII, que mereceu ser chamado o "Papa do Rosário". S.Pio X definiu o Santo Rosário como "oração por excelência". O Servo de Deus Pio XII esculpiu em expressões estupendas o valor e a beleza do Santo Rosário, chamando-o "síntese do sacrifício vespertino. coroa de rosas, hino de louvor, oração da família, compêndio da vida cristã, penhor seguro do favor celeste,proteção para a esperada salvação".
As Encíclicas, as Bulas, os Decretos e os Documentos papais, em geralque trqtqrqmdo Rosário são já algumas centenas. Na verdade o Santo Rosário, diz o Papa Paulo VI, " é para já uma devoção da Igreja". E o mesmo Santo adre,por ocasião do quarto centenário da Encíclica de S.Pio V sobre o Rosário ("Consueverunt Romani Pontifices"), celebrando aquele centenário com a sua Exortação Apostólica de 7 de outubro de 1969, recomendou ao povo cristão de retomar na mão o terço bendito -tantas vezes, infelizmente, posto hoje de parte- para suplicar a Mãe de todas as graças a socorrer a Igreja e a humanidade nas suas ânias turbulentas.
O Papa João Paulo II, por sua vez, deu um magnífico exemplo de devoção ao Rosário. Ele mesmo, de facto, defeniu o Rosário como a sua "oração predilecta".
O povo de Deus, ao longo dos séculos, não foi insensível a este "dom de Maria". E nós hoje podemos admirar no mundo ,nos primeiros lugares entre os Santuários mais célebres, as três esplêndidas Basílicas do Santíssimo Rosário le Lurdes, Fátima e Pompeia, onde acorrem multidões inúmeras, a rezar com o terço nas mãos.
E que dizer do Sacro Monte de Varese, desta montanha inteiramente dedicada ao Rosário com as Capelas dos mistérios que , ao longo da estrada, levam ao Santuário? A fé e o amor ao Rosário criaram maravilhas como estas que extasiam e comovem.(continua)