domingo, 20 de outubro de 2019

33 peregrinos em um retiro católico bizantino em Fátima, da mensagem da Mãe de Deus pela unidade entre seus filhos.

SOURCE

Peregrinos vivem unidade de fé em Fátima

Laura Ieraci

FATIMA, Portuga l - Momentos de oração, bem como momentos de partilha da fé e discussão teológica, deram lugar a um sentido maior, entre 33 peregrinos em um retiro católico bizantino em Fátima, da mensagem da Mãe de Deus pela unidade entre seus filhos.

Vários peregrinos, incluindo Kevin A. Miller, da Paróquia de Santo Atanásio, em Indianápolis, disseram que se sentiram chamados a ir nessa viagem.

Miller, 35, disse que de 26 de outubro a novembro. 2 a peregrinação teve "um impacto profundo" nele. Desde que entrou na igreja em 2011, Miller desenvolveu uma grande devoção à Mãe de Deus, incluindo um interesse em Fátima.

“Procurei seguir os pedidos de Nossa Senhora em Fátima”, incluindo o início de grupos do Rosário, após a devoção do primeiro sábado, disse ele.

"A coisa mais fascinante para mim foi aprender sobre a história profunda e as conexões que Fátima tem com o cristianismo oriental", disse ele. "Trata-se verdadeiramente da unidade total de todos os fiéis, orientais ou ocidentais, católicos ou outros", disse ele.

O padre Thomas J. Loya, que serviu como mestre de retiros, concordou.

“O que mais se destacou foi a experiência de unidade na igreja. Em uma cultura com uma profunda e bela herança do rito latino, oramos no estilo do nosso ritual bizantino ”, disse ele. "Um momento muito especial ocorreu quando nossos peregrinos rezaram o Rosário na capela bizantina, usando as formas oriental e ocidental da Ave Maria". 
O pastor da Paróquia da Anunciação em Homer Glen, Illinois, serviu como mestre de retiros de 33 peregrinos bizantinos e católicos romanos de todo o país, que viajaram para Fátima na peregrinação patrocinada pela Horizons.
Após três dias de observação da rica cultura e história de Portugal, eles viajaram ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima para um retiro de quatro dias com a mensagem que a Mãe de Deus transmitiu lá a três filhos de pastor 100 anos antes. Por meio de suas apresentações e homilias, o padre Loya ajudou os peregrinos a descompactar essa mensagem de uma perspectiva católica bizantina.
Durante suas aparições, a bem-aventurada Virgem Maria exortou as crianças a rezar pela paz mundial e a oferecer sacrifícios pela conversão dos pecadores e pela reparação do seu Imaculado Coração, tão ofendido pelos pecados da humanidade. Ela exortou as crianças a rezar o Rosário diariamente e a solicitar que a Rússia fosse consagrada ao seu Imaculado Coração.
Durante o retiro, o padre Loya explicou o Imaculado Coração de Maria como a maneira pela qual os cristãos podem "retornar à nossa autêntica humanidade integrada" e "chegar ao coração de Deus".
“Jesus estava sempre fazendo das coisas uma questão de coração nas Escrituras”, ele disse. “O que é o coração, senão o centro do nosso ser? Não é apenas o lugar de nossas emoções ou sentimentos. ”
Por exemplo, na bem-aventurança, "Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus", Jesus combinou "ver e o coração", disse ele.
O padre Loya disse que Deus amava tanto o que ele criou à sua imagem e semelhança que só revelaria seu plano de salvação através de sua criação. Pela Encarnação, Deus assumiria a carne humana e o coração palpitante. A Virgem Maria, que carregava Deus na carne, sabia que era assim que Deus queria salvar a humanidade, disse o padre Loya.           
"Então, o coração dela, o coração humano, que é o arquétipo, é como nos aproximamos do coração de Deus", disse ele. “Ir ao coração de Maria é ir ao coração de Cristo. É como ele projetou que fosse. ”
"É um testemunho incrível do amor de Deus e da Encarnação", acrescentou.
O Bispo Milan Lach, SJ, administrador apostólico de Parma, juntou-se ao retiro em Fátima.
"Eu sou como um de vocês, em peregrinação, para ver a Mãe de Deus de Fátima", disse ele aos peregrinos. No entanto, ele falou durante uma das sessões de ensino sobre sua experiência na Eslováquia, onde o comunismo procurou acabar com a Igreja Católica Grega, torturando seus líderes e restringindo todas as formas de prática religiosa.
Enquanto estavam em Fátima, os peregrinos ficaram no Domus Pacis, onde rezaram na capela católica bizantina. Eles também oraram nos locais onde o anjo e a Mãe de Deus apareceram, visitaram as casas dos três filhos e assistiram à procissão noturna do Rosário e Mariana na praça do santuário.
Antes de Fátima, os peregrinos visitaram Lisboa, incluindo o Santuário de Santo Antônio, a cidade medieval de Óbidos, a tradicional vila piscatória de Nazaré e o Mosteiro de Santa Maria da Vitória na Batalha. Cada parada incluía uma oportunidade de orar em um santuário mariano.
Um documentário sobre a peregrinação e a Capela Católica Bizantina será lançado em 25 de março.
Legenda: O  Bispo Milan Lach, SJ, administrador apostólico da Eparquia de Parma (fila da frente, centro), posa para uma foto de grupo com a maioria dos peregrinos na peregrinação patrocinada pela Horizons e se retira para Fátima, Portugal. O grupo fica em frente à tela de ícone da Capela Católica da Dormição Bizantina, localizada no Domus Pacis em Fátima, onde o retiro foi realizado. (Foto: David Bratnick)