Transformação humana
Hilário Metropolitano de Volokolamsk
A palavra latina "religião" (religio) significa, de acordo com Lactantius, "conexão" ou "restauração da conexão" (de religare - "bind"). Muitas religiões pretendem restaurar ou estabelecer uma conexão viva entre uma pessoa e Deus, mas nenhuma delas conhece a plenitude da comunhão de Deus e da comunhão com o Divino, o que é possível no cristianismo. Deus, que se torna o alimento do homem, que não só pode ser buscado, sediado, mas também provado - apenas os cristãos conhecem esse Deus. Cristo é o "Pão da Vida" (João 6:35), "Pão Diário" (Mateus 6:11), "descendo do céu e dando vida ao mundo inteiro" (João 6:33). Vida verdadeira, "vida abundante" (João 10:10) só é possível em Cristo; fora de Cristo - incompletude da vida, murchando, morrendo. "Para mim, a vida é Cristo, e a morte é ganho."
O objetivo da religião cristã é alcançar tal plenitude da comunhão de Deus, na qual estamos intimamente associados ao Divino. Na Eucaristia, o homem se une à sua alma e ao seu corpo com Deus; na oração, ele ascende a Deus com sua mente e coração; na experiência da visão de Deus, ele contempla o Divino com seus olhos interiores. “Deus é fogo”, diz a Bíblia (Dt 4:24, Hb 12:29), um fogo que “come” e destrói todo mal e pecado, que ilumina e torna todo bem ainda mais brilhante. Cada encontro com Deus é um contato com o fogo: para alguns é mortal, para outros é salvação.
Nas orações antes da Comunhão e depois da Comunhão, essa experiência de fogo é expressa com um poder particular: "Que o fogo seja meu, e como a luz do Seu Corpo e Sangue, Salve Meu Salvador, honesto, queime a substância pecaminosa, queime os espinhos e me ilumine tudo." . "; "Eis que prossigo para a Comunhão Divina. Alma gêmea, não seja queimada pela comunhão; que seja um fogo que não seja digno de queimar, mas me purifique de toda a sujeira." O fogo do Corpo e Sangue de Cristo ilumina toda a composição mental e física de uma pessoa: "Dando-me alimento de sua vontade, diga fogo e cante indigno, mas não me queime, meu querido companheiro, passe por meu oud (membros), em toda a sua composição, para "o útero, no coração. Os espinhos de todos os meus pecados chegaram, purificam minha alma, santificam meus pensamentos ... sim, como todo vilão, toda paixão corre como fogo." Esta iluminação pelo fogo Divino é uma comunhão com a Luz, união com Deus, deificação do homem: "Arrependendo-se e purificando-se calorosamente, e luz e luz, fazem inveja aos participantes, associados de sua divindade"; "O Sangue que adora a Deus é aterrorizado, homem, em vão; o fogo é mais, uma queima indigna. O Corpo Divino me adora e me nutre: adora o espírito, a mente nutre de forma estranha" Assim como o pão e o vinho da Eucaristia são oferecidos, isto é, mudados e se tornam o Corpo e o Sangue de Cristo, a pessoa, ao se comunicar com Deus, muda e se transforma: “Ele me adoçou com amor, Cristo, e me mudou com a sua servidão divina (amor)”; "Mostra-me a tua aldeia do único Espírito ... e faz do teu servo o filho da luz." e faça participantes leves, companheiros de sua divindade, você invejará; "" O sangue que dá a Deus é aterrorizado, homem, em vão; Fogo, queimarás indignamente. O Corpo Divino me adora e nutre: adora o espírito, mas a mente o nutre de maneira estranha. "Como o pão e o vinho da Eucaristia são renderizados, isto é, mudam e se tornam o Corpo e Sangue de Cristo, uma pessoa que participa de Deus muda e é transformada:" Ele adoçou dá-me amor, Cristo, e me mudaste com a tua servidão divina (amor) ";" Mostra-me a tua morada do único Espírito ... e faz o teu servo com o filho da luz. " e faça participantes leves, companheiros de sua divindade, você invejará; "" O sangue que dá a Deus é aterrorizado, homem, em vão; Fogo, queimarás indignamente. O Corpo Divino me adora e nutre: adora o espírito, mas a mente o nutre de maneira estranha. "Como o pão e o vinho da Eucaristia são renderizados, isto é, mudam e se tornam o Corpo e Sangue de Cristo, uma pessoa que participa de Deus muda e é transformada:" Ele adoçou dá-me amor, Cristo, e me mudaste com a tua servidão divina (amor) ";" Mostra-me a tua morada do único Espírito ... e faz o teu servo com o filho da luz. " Assim como o pão e o vinho da Eucaristia são oferecidos, isto é, mudados e se tornam o Corpo e o Sangue de Cristo, a pessoa, ao se comunicar com Deus, muda e se transforma: “Ele me adoçou com amor, Cristo, e me mudou com a sua servidão divina (amor)”; "Mostra-me a tua aldeia do único Espírito ... e faz do teu servo o filho da luz." Assim como o pão e o vinho da Eucaristia são oferecidos, isto é, mudados e se tornam o Corpo e o Sangue de Cristo, a pessoa, ao se comunicar com Deus, muda e se transforma: “Ele me adoçou com amor, Cristo, e me mudou com a sua servidão divina (amor)”; "Mostra-me a tua aldeia do único Espírito ... e faz do teu servo o filho da luz."
A transfiguração de uma pessoa como resultado da comunhão com Deus na literatura patrística é chamada de maneira diferente - "Adoção de Deus", "Comparação com Deus", "mudança em Deus", "transformação em Deus", "transformação em Deus", "deificação". A idéia de "deose" (teose) era o ponto central da vida religiosa do Oriente, em torno da qual todas as questões de dogma, ética e misticismo giravam. Confessar a verdadeira fé, guardar os mandamentos, orar, participar dos sacramentos - tudo isso é necessário apenas para alcançar a deificação, que é a salvação do homem.
A deificação é o estado espiritual mais elevado ao qual todas as pessoas são chamadas: “Para isso, Deus nos criou para que pudéssemos nos tornar participantes da natureza divina (2 Pedro 1: 4) e participantes de Sua unicidade e ser como Ele (cf. 1 João 3: 2 ) por deificação graciosa, para a qual tudo é organizado e permanece ", diz São Máximo, o Confessor. O homem, de acordo com o monge João de Damasco, "como resultado de sua atração por Deus, se torna um deus, no entanto, no sentido de comunhão com a luz divina, e não porque ele passa para a essência divina". A realização da deificação é possível na vida terrena, mas aqueles que a alcançam aqui são extremamente raros. Na vida futura, todo mundo que entrar no reino dos céus se tornará um "participante da natureza divina" e se unirá a Deus. A ciência teológica moderna expressou repetidamente a visão de que o neoplatonismo teve uma forte influência na doutrina cristã da deificação. Considerado o maior arquimologista patologista russo. Cipriano (Kern) citou Plotinus nesta ocasião: “O propósito da vida humana não é o pecado, mas a deificação.” 6 Mais precisamente, porém, seria traduzido: “o desejo não é ficar sem pecado, mas ser um deus”. Mas a expressão "ser um deus" na tradição politeísta era entendida de maneira muito ampla, uma vez que theos (deus) poderia até ser sinônimo da palavra daimon ("demônio", "divindade", "deus"), "ser um deus" destinado a alcançar a espiritualidade e perfeição inerentes a demônios (espíritos etéreos). Cipriano (Kern) citou Plotinus nesta ocasião: “O propósito da vida humana não é o pecado, mas a deificação.” 6 Mais precisamente, porém, seria traduzido: “o desejo não é ficar sem pecado, mas ser um deus”. Mas a expressão "ser um deus" na tradição politeísta era entendida de maneira muito ampla, uma vez que theos (deus) poderia até ser sinônimo da palavra daimon ("demônio", "divindade", "deus"), "ser um deus" destinado a alcançar a espiritualidade e perfeição inerentes a demônios (espíritos etéreos). Cipriano (Kern) citou Plotinus nesta ocasião: “O propósito da vida humana não é o pecado, mas a deificação.” 6 Mais precisamente, porém, seria traduzido: “o desejo não é ficar sem pecado, mas ser um deus”. Mas a expressão "ser um deus" na tradição politeísta era entendida de maneira muito ampla, uma vez que theos (deus) poderia até ser sinônimo da palavra daimon ("demônio", "divindade", "deus"), "ser um deus" destinado a alcançar a espiritualidade e perfeição inerentes a demônios (espíritos etéreos).
É verdade que Plotino também fala de mais - a contemplação do Princípio Supremo (chamado Um, O Único, o Bom, o Tudo, Tudo) e a união com Ele no êxtase do amor feliz. No entanto, o êxtase e a deificação de Plotinus não devem ser totalmente identificados com os conceitos correspondentes da tradição patrística. O êxtase de Plotinov é o resultado da atividade mental, pensamentos de Deus; o filósofo não fala da oração como um caminho para a visão divina, enquanto entre os autores cristãos a contemplação de Deus é fruto do trabalho de oração. A deificação de Plotino é a dissolução no Uno, mesclando-se com Ele até a completa perda da própria individualidade, "desaparecimento" no Divino, enquanto a deificação cristã significa a mais alta comunhão com a luz Divina e o envolvimento da energia Divina sem perder a personalidade de alguém, intercomunicação e interpenetração de Deus e do homem como duas personalidades tornando-se "iguais". E o mais importante, o neoplatonismo não conhece a Cristo como a única pessoa que revela ao homem a realidade divina em experiência direta, não conhece a Deus, que se tornou pão, alimento, nutrição para a alma e o corpo. Além disso, o êxtase neoplatônico é um processo puramente intelectual que não envolve nenhuma participação do corpo na deificação: o corpo é apenas uma concha, uma masmorra, um caixão, do qual devemos sair para nos comunicar com o mais puro Espírito Absoluto. Para um cristão, a deificação só é possível através da personificação da Palavra, que percebeu nossa humanidade e nos deu Sua Divindade, sendo o corpo um participante pleno do processo de deificação e também unindo a energia Divina que entra "em todas as estruturas, no útero (no interior),
Quem o alcançou pode dizer melhor o que é deificação. Voltemos novamente aos escritos do monge Simeon, o Novo Teólogo, que enfatiza que a união com Deus é uma libertação da corrupção e que sai para outros mundos, além dos limites do visível, além dos limites do conhecimento intelectual:
Oh Deus e Senhor Todo-Poderoso!
Sua beleza invisível
ficará satisfeita com alguém?
Pela sua imensidão, Deus,
alguém pode ser preenchido?
Sua beleza invisível
ficará satisfeita com alguém?
Pela sua imensidão, Deus,
alguém pode ser preenchido?
Alguém, Deus, verá seus rostos brilharem
,
mesmo que ele ande com dignidade
em todos os seus mandamentos?
Um grande e terrível milagre
,
mesmo que ele ande com dignidade
em todos os seus mandamentos?
Um grande e terrível milagre
Impossível em tudo -
Vivendo neste mundo difícil,
Neste mundo terrível e sombrio,
Afaste o corpo do mundo.
Oh, maravilhoso segredo terrível!
Vivendo neste mundo difícil,
Neste mundo terrível e sombrio,
Afaste o corpo do mundo.
Oh, maravilhoso segredo terrível!
Quem transcendeu seu corpo?
Quem, superando as trevas da corrupção,
deixou o mundo inteiro e se escondeu?
Oh, quão leve é o conhecimento!
Quão pobres são todas as palavras da terra!
Quem, superando as trevas da corrupção,
deixou o mundo inteiro e se escondeu?
Oh, quão leve é o conhecimento!
Quão pobres são todas as palavras da terra!
Pois onde o homem se escondeu,
Quem, tendo passado por este mundo,
ultrapassou os limites de tudo o que vemos?
Como pão fresco e limpo É
mais caro e mais doce que a sujeira?
Quem, tendo passado por este mundo,
ultrapassou os limites de tudo o que vemos?
Como pão fresco e limpo É
mais caro e mais doce que a sujeira?
Muito e muito mais
Todos os céus estão acima do terreno
Para aqueles que o provaram.
Que vergonha, os sábios de toda a sabedoria,
privados do verdadeiro conhecimento!
Todos os céus estão acima do terreno
Para aqueles que o provaram.
Que vergonha, os sábios de toda a sabedoria,
privados do verdadeiro conhecimento!
A simplicidade de nossas palavras na prática A
verdadeira sabedoria contém:
O que está próximo a Deus vivo ...
E através dessa sabedoria
eu renasço e sou um deus,
contemplando Deus para sempre. 1
verdadeira sabedoria contém:
O que está próximo a Deus vivo ...
E através dessa sabedoria
eu renasço e sou um deus,
contemplando Deus para sempre. 1
O Rev. Simeon fala em detalhes sobre a participação do corpo na deificação. Deus "abraça" e "beija" uma pessoa cujo corpo, como a alma, é completamente transformado e renovado:
Mas alguém pode se aproximar mais
dele?
E alguém pode subir ali,
para Suas imensas alturas?
dele?
E alguém pode subir ali,
para Suas imensas alturas?
Quando penso assim,
Ele mesmo aparece por dentro,
Brilhando no coração fraco,
Ele me ilumina novamente
Ele mesmo aparece por dentro,
Brilhando no coração fraco,
Ele me ilumina novamente
Radiação imortal,
Todos os órgãos do corpo
Raios me iluminando.
Ele me abraça tudo
Todos os órgãos do corpo
Raios me iluminando.
Ele me abraça tudo
Ele me beija tudo, se
entrega a
Mim, o grande pecador.
Estou cheio de amor,
Sua imensa beleza,
entrega a
Mim, o grande pecador.
Estou cheio de amor,
Sua imensa beleza,
Doçura divina,
estou cheio de bem-aventurança.
E eu participo da luz,
e eu participo da glória,
estou cheio de bem-aventurança.
E eu participo da luz,
e eu participo da glória,
Todo o meu rosto brilha ...
Todos os órgãos do corpo
são luminíferos. 2
Todos os órgãos do corpo
são luminíferos. 2
A divindade é comparada ao fogo, e a natureza humana ao feno; o fogo cobre o feno, mas não o queima;
Quando descobri que estava fora de todas as coisas visíveis,
fiquei muito assustada ao ver onde elas haviam sido expulsas.
Vendo o futuro à distância e querendo pegar,
fui acesa por um fogo de amor, e pouco a pouco
Esse fogo inexplicavelmente se transformou em uma chama.
No início, estava apenas em minha mente, depois em meu coração,
e a chama de amor por Deus derramou lágrimas em mim.
Entregando com eles uma alegria indescritível ...
fiquei muito assustada ao ver onde elas haviam sido expulsas.
Vendo o futuro à distância e querendo pegar,
fui acesa por um fogo de amor, e pouco a pouco
Esse fogo inexplicavelmente se transformou em uma chama.
No início, estava apenas em minha mente, depois em meu coração,
e a chama de amor por Deus derramou lágrimas em mim.
Entregando com eles uma alegria indescritível ...
Embora tenha queimado muito fortemente por dentro,
não queimou em mim uma substância como o feno, que está
nas profundezas da alma, mas eis que eis ! -
Toda essa substância se transformou completamente em chamas,
E o feno, em contato com o fogo, não queimou,
mas o fogo, envolvendo o feno,
Conectado a ele, mantendo-o ileso ...
não queimou em mim uma substância como o feno, que está
nas profundezas da alma, mas eis que eis ! -
Toda essa substância se transformou completamente em chamas,
E o feno, em contato com o fogo, não queimou,
mas o fogo, envolvendo o feno,
Conectado a ele, mantendo-o ileso ...
Como, mantendo-se inalterado e completamente inexpugnável,
você mantém a substância do feno não queimada
E, mantendo-a inalterada, você muda tudo.
Assim é a luz do feno, embora a luz não seja feno?
E você, Luz, une-se ao feno, desconectado,
E o feno acontece como a luz, mudando invariavelmente. 3
você mantém a substância do feno não queimada
E, mantendo-a inalterada, você muda tudo.
Assim é a luz do feno, embora a luz não seja feno?
E você, Luz, une-se ao feno, desconectado,
E o feno acontece como a luz, mudando invariavelmente. 3
Deus permanece Deus, e o homem permanece homem, o feno não se mistura ao fogo, e o fogo não queima o feno, o Divino não se funde com a humanidade, e a humanidade não se dissolve no Divino. E, ao mesmo tempo, a união com Deus pode ser tão estreita e a comunhão tão completa que toda a pessoa muda completamente, se transforma, se torna um deus pela graça. O Rev. Simeon chama a deificação "um segredo maravilhoso" e um "mistério terrível", que poucos conhecem. No entanto, ele enfatiza que todas as Escrituras falam de deificação, e quem alcançou as alturas da visão Divina revela com sua própria experiência tudo o que está oculto nas imagens e símbolos bíblicos:
Quem atravessou aquele ar escuro,
que o
rei Davi chamou de muro , e os pais chamaram de
"mar da vida",
que o
rei Davi chamou de muro , e os pais chamaram de
"mar da vida",
Quem entra em uma marina tranquila,
encontra bênçãos eternas,
porque existe o paraíso, há uma árvore da vida,
há pão doce, água viva ...
encontra bênçãos eternas,
porque existe o paraíso, há uma árvore da vida,
há pão doce, água viva ...
Lá as chamas
ardem com fogo, Sempre queimando e não queimando,
Lá os sapatos caem imediatamente de seus pés.
Há um abismo profundo
ardem com fogo, Sempre queimando e não queimando,
Lá os sapatos caem imediatamente de seus pés.
Há um abismo profundo
E só eu seco ...
Lá eu encontrei uma pedra íngreme,
Que sempre exala mel para mim ...
Lá eu comi maná - pão celestial ...
Lá eu encontrei uma pedra íngreme,
Que sempre exala mel para mim ...
Lá eu comi maná - pão celestial ...
Lá eu vi a vara Aaron,
que estava seca, mas floresceu ...
Minha alma
estéril lá eu vi novamente frutificando,
que estava seca, mas floresceu ...
Minha alma
estéril lá eu vi novamente frutificando,
Como uma árvore seca,
Que os mais belos frutos trazem ...
Lá, ele ouviu: "Alegrai-vos para sempre,
pois o Senhor está sempre com você!"
Que os mais belos frutos trazem ...
Lá, ele ouviu: "Alegrai-vos para sempre,
pois o Senhor está sempre com você!"
Lá ouvi: "Vá, lave-se, limpe-
se na fonte do choro!"
Tendo feito isso, de repente eu recuperei a visão.
Lá, com total humildade
, eu me enterrei em uma tumba,
se na fonte do choro!"
Tendo feito isso, de repente eu recuperei a visão.
Lá, com total humildade
, eu me enterrei em uma tumba,
Mas o próprio Cristo, tendo chegado com amor,
Meus pecados são uma pedra pesada.
Ele se afastou da porta da tumba,
dizendo para mim: "Sai daí!"
Meus pecados são uma pedra pesada.
Ele se afastou da porta da tumba,
dizendo para mim: "Sai daí!"
Lá vi uma vida diferente -
imperecível e sobrenatural,
que Cristo Salvador
dá a todos que buscam a Deus.
imperecível e sobrenatural,
que Cristo Salvador
dá a todos que buscam a Deus.
Lá, o Reino de Deus eu encontrei
dentro de mim - o Pai, o Filho
e o Espírito - o Divino Divino
e inseparável em três Pessoas. 4
dentro de mim - o Pai, o Filho
e o Espírito - o Divino Divino
e inseparável em três Pessoas. 4
Assim, uma pessoa que alcançou a santidade na vida terrena, une-se ao Reino de Deus, une-se à luz da Santíssima Trindade e é preenchida com o Divino. No entanto, após a ressurreição geral e o Juízo Final dos santos, aguarda ainda mais felicidade e completa assimilação a Deus, que a mente humana não pode imaginar: "agora somos filhos de Deus; mas ainda não revelamos que o faremos. Só sabemos que quando ele se abrir, seremos como ele, porque o veremos como ele é "(1 João 3: 2).