|
O Mosteiro Esárquico de Santa Maria de Grottaferrata, conhecido também como Abadia Grega de São Nilo, foi fundado em 1004 por um grupo de monges provenientes da Calábria bizantina, guiados por São Nilo de Rossano, chefe carismático e personagem de destaque do seu tempo. A comunidade monástica ficou desde logo órfã de seu pai espiritual São Nilo, passando a ser guiada pelo seu discípulo São Bartolomeu o Jovem, co-fundador do Mosteiro.
Nós, monges seguidores de São Nilo e de São Bartolomeu vivemos e trabalhamos nessa antiga Abadia. Somos católicos de rito Grego-Bizantino e representamos a Congregação Italiana dos Monges Basilianos, instituição criada na Igreja católica para reunir os mosteiros de rito Bizantino existentes na Itália meridional.
A Abadia Grega de Grottaferrata é atualmente o último dos numerosos Mosteiros Bizantinos que, durante a Idade Média, existiam na região da Sicília, na Itália meridional e até mesmo em Roma. Fundado cinquenta anos antes do Cisma que levou à separação entre Católicos e Ortodoxos, sempre esteve em comunhão com a Igreja de Roma, mesmo conservando o rito Bizantino e a tradições monásticas orientais desde as origens.
|