domingo, 20 de outubro de 2019

A TONSURA DE UM MONGE É VISTA COMO SINAL DE ESPERANÇA NAS VOCAÇÕES


1
  • A tonsura de Monk é vista como um sinal de esperança nas vocações
    por Sam Lucero Catholic News Service
    ST. NAZIANZ, Wisconsin (CNS) - Uma Divina Liturgia reuniu quatro jurisdições de comunidades católicas de rito oriental, bem como a comunidade católica de rito latino local, na Igreja Católica Romana de São Gregório, em St. Nazianz.

    A Divina Liturgia de 16 de fevereiro celebrou a tonsura da vida do Padre Paiisi Firman na irmandade monástica do Mosteiro da Santa Ressurreição, que pertence canonicamente à jurisdição católica romena.

    O pai Paiisi, cujo nome de nascimento é Patrick, é membro da Igreja Católica Ucraniana. Em homenagem ao seu passado de fé, o bispo Benedict Aleksiychuk, da Eparquia Católica Ucraniana de São Nicolau, em Chicago, juntou-se ao abade Nicholas Zachariadis, do Mosteiro da Santa Ressurreição, para a tonsura.

    O abade Nicholas disse que o Mosteiro da Santa Ressurreição, agora o maior entre os mosteiros católicos gregos nos Estados Unidos, "sempre viu sua missão se estendendo a todas as jurisdições".

    A cerimônia de tonsura foi um excelente exemplo dessa colaboração.

    O abade explicou que na Igreja Católica Bizantina existem “basicamente duas vocações ou carismas da vida cristã: casamento e vida monástica. Até padres e diáconos são casados ​​ou monges.

    Com o clero casado de rito oriental se tornando mais comum, mesmo nos Estados Unidos, "o testemunho da vida monástica será ainda mais importante do que nunca para enfatizar os dois carismas da igreja", disse o abade Nicholas. “Essa tonsura celebra o testemunho de vida monástica nas igrejas católicas gregas nos EUA e a cooperação entre todas as igrejas católicas gregas para que isso aconteça.”

    A tonsura - da palavra latina “tondeo”, que significa cisalhar ou barbear - é rico em simbolismo histórico. Consiste em cortar o cabelo do candidato, um gesto encontrado nas Escrituras.

    Por exemplo, o capítulo 18, versículo 18, dos Atos dos Apóstolos, descreve Paulo estando "em Cenchreae, onde ele cortou o cabelo porque havia feito uma promessa".

    Antes do ritual de tonsura, o abade Nicholas se dirigiu à assembléia que contava com mais de 100 pessoas.

    "Esperamos que este seja o começo de muitas outras associações com a comunidade ucraniana de Chicago", disse ele, em suas boas-vindas ao bispo Aleksiychuk, que trouxe consigo de Chicago um coral que liderava a congregação em cântico.

    O abade disse que a reunião de tantas comunidades é um bom presságio para o futuro. "Isso mostra uma direção muito, muito importante de nosso mosteiro e, esperançosamente, de nossas igrejas católicas gregas nos EUA", disse ele.

    Ele também reconheceu a presença de seis freiras do mosteiro de Cristo católico bizantino, o noivo, em Burton, Ohio, na Eparquia de Parma.

    Em seus 25 anos de história, o mosteiro em St. Nazianz foi único, disse o abade Nicholas.

    "Éramos tradicionais, estávamos na América e éramos um mosteiro especialmente para todos os católicos gregos", disse ele. “Não apenas para os romenos, não apenas para os rutenos, não apenas para os ucranianos, não apenas para os melquitas, mas para todos os católicos gregos. (…) Apelo a todas as jurisdições católicas gregas nos EUA para que sejam inspiradas por essa visão e promovam a vida monástica. ”

    Ele disse que, diferentemente das igrejas católicas de rito latino, as igrejas católicas de rito oriental são pequenas e precisam cada uma delas. outro para ter sucesso.

    "Cada uma de nossas jurisdições é muito pequena, sem recursos, desinformada demais sobre a riqueza da vida monástica para cada jurisdição recriar a roda da vida monástica", disse ele.

    A tonsura do padre Paiisi é um sinal positivo para o futuro, acrescentou o abade, mostrando que os católicos de rito oriental e latino "estão juntos nisso". "

    Estou muito orgulhoso nesta manhã de cimentar essa realidade", disse ele. , ao receber o padre Paiisi, diácono da Igreja Católica Ucraniana, no mosteiro. Ele esperava que fosse o começo de muitas dessas vocações monásticas para o mosteiro.

    "Que o padre Paiisi, como eu o tonsurarei por toda a vida, seja uma testemunha e uma testemunha importante dessa realidade", acrescentou o abade Nicholas.

    Com a tonsura do padre Paiisi, ele disse, o mosteiro agora tem 10 membros. Dois monges novatos estão programados para tonsura da vida este ano.

    "Estamos crescendo, mas o tamanho de uma comunidade monástica não é tão importante quanto a qualidade", disse o abade. “Estou muito impressionado com a qualidade dos nossos candidatos monásticas.”


    Legenda:. Abbot Nicholas Zachariadis do Mosteiro da Ressurreição Santo em St. Nazianz, Wis, corta o cabelo de Deacon Paiisi durante sua cerimônia de tonsura 16 de fevereiro no St. Gregory Católica Romana Igreja em St. Nazianz. (Foto CNS / Sam Lucero, The Compass)

    Conforme publicado na Horizons, 21 de abril de 2019.
    Inscreva-se no boletim eletrônico da Horizons.