segunda-feira, 28 de outubro de 2019

São Teófano Recluso - Homilia 3 Oração incessante


português inglês alemão francês espanhol italiano neerlandês polaco russo 

Teófano Recluso - Homilia 3
Oração incessante
Expliquei-vos brevemente dois aspectos ou dois níveis de oração: a oração que se lê, quando rezamos a Deus com a oração dos outros, e a oração mental, onde ascendemos mentalmente a Deus através da contemplação de Deus, dedicando tudo a Deus, e muitas vezes clamando a Ele de coração.

Mas isso ainda não é tudo. Há um terceiro aspecto ou nível de oração...
A incessante volta da mente e do coração a Deus, acompanhada pelo calor interior ou ardor do espírito. Este é o limite ao qual a oração deve aspirar, e a meta que todo o operário orante deve ter em mente, para que não trabalhe inutilmente no trabalho da oração.

A Escritura nos ensina -
Lembre-se de como a Palavra de Deus fala sobre oração:

"Vigiai e orai", diz o Senhor (Mt 26,41).
"Seja sóbrio e ousado", ensina o apóstolo Pedro (1 Pd 5,8).
O apóstolo Paulo ensina: "Sede pacientes na oração, e sede audazes nela" (Col 4:2).
"Ore sem cessar", diz Paulo (1 Tessalonicenses 5:17).
"Orar com toda a oração e petição em todo o tempo no espírito" (Ef 6:18), Paulo ordena, explicando em outros lugares a razão de ser desta maneira.
"Porque a nossa vida está escondida com Cristo em Deus, e porque o Espírito de Deus vive em nós, no qual clamamos: 'Abba, Pai'", explica Paulo. (1 Cor 3,16)

A partir destas instruções e comandos é impossível não ver que a oração não é algo feito uma vez, e de forma interrompida, mas é um estado do espírito, constante e incessante, assim como nossa respiração e batimento cardíaco.

Alguns exemplos
Explicar-vos-ei isto através de exemplos.

O sol está no meio, e todos os nossos planetas giram em torno dele, todos são atraídos para ele, e todos viram algum lado de si mesmos para ele.  

Traga seus pensamentos para o céu, e o que você verá lá? Anjos, que, de acordo com a palavra do Senhor,  eatão sempre ver o rosto de seu Pai celestial. Todos os espíritos sem corpo e todos os santos no céu e voltados para Deus, todos dirigem seus olhos mentais para Ele, e não querem se afastar dEle, por causa da inefável bem-aventurança que flui desta visão da face de Deus. Mas o que os anjos e santos fazem nos céus, nós devemos aprender a fazer na terra: nos acostumarmos ao anjo, permanecendo incessantemente diante de Deus em nossos corações.

Somente aquele que alcança este estado é um verdadeiro homem de oração.

Como podemos alcançar esta grande coisa boa?

Trabalhar em oração
Responderei brevemente a esta questão da seguinte forma:
É preciso trabalhar na oração sem hesitação, zelosamente, esperançosamente, tentando obter um espírito ardente através de uma atenção sóbria a Deus, como se fosse a terra prometida. Trabalhai na oração, e orai sobre tudo, orai ainda mais sobre este limite da oração - um espírito ardente - e alcançareis verdadeiramente aquilo que buscais.

Isto nos é assegurado por São Makarios do Egito, que trabalhou e provou o fruto da oração.

"Se você não tem oração, trabalhe em oração, e o Senhor, vendo o seu trabalho, e vendo como você é paciente no trabalho e como você deseja de todo coração esta coisa boa, vai conceder-lhe esta oração (Homilia 19)".

O trabalho tem este como único fim. Quando o fogo se acende, de que fala o Senhor:

"Eu vim para trazer fogo sobre a terra, e que me importa se ele já se acendeu? (Lucas 12:49)

- então o trabalho chega ao fim. A oração torna-se mais fácil e mais livre.

Não pensem que estamos falando de algo muito alto, que é um estado inatingível para as pessoas vivas. Não. É verdadeiramente um estado sublime, mas alcançável por todos. Será que todos, em algum momento, não sentem calor nos seus corações em oração, quando a alma se separa de todas as coisas e entra profundamente em si mesma e reza ardentemente a Deus? Este movimento do espírito orante, apesar de ter sido apenas temporário, deve ser colocado numa situação constante e alcançará os limites da oração.

O meio para isso, como eu disse, é o trabalho de oração. Quando se esfrega dois paus juntos, eles se aquecem e pegam fogo. Da mesma forma, quando a alma é esfregada no trabalho de oração, ela eventualmente leva ao fogo orante.

Dois tipos de oração necessários
O trabalho de oração consiste em completar adequadamente os dois tipos de oração...piedosa, atenta e sentindo a conclusão de nossas orações habituais, e então
...a formação da alma para ascender frequentemente a Deus através da contemplação divina, voltando-se de todas as coisas para a glória de Deus, e clamando freqüentemente a Deus de coração.

Rezamos de manhã e à noite: há uma grande distância entre elas. Se nos dirigirmos a Deus apenas nestes momentos, então, mesmo que rezemos de todo o coração, durante o dia ou a noite, tudo se desmoronará e, quando for altura de rezar, a alma sentirá frio e vazio, como antes. Uma pessoa pode orar de novo de todo o coração, mas se você ficar com frio e desmoronar novamente, de que serve? Isto é apenas construir e destruir, construir e destruir, é apenas trabalho.



Se agora estamos decididos não só a rezar com atenção e sentimento de manhã e à noite, mas também a passar todos os dias na contemplação de Deus, fazendo tudo para a glória de Deus e chamando frequentemente Deus do nosso coração com breves palavras de oração, então este longo período entre as orações da manhã e da tarde e entre as orações da tarde e da manhã será preenchido com frequentes voltas a Deus e acções puramente orantes.

Embora esta oração não seja ainda incessante, não deixa de ser uma oração repetida com muita frequência e, quanto mais repetida, mais se torna constante. Todo este trabalho é para este objectivo final e necessário.

Três aspectos do nosso trabalho de oração
Porque, se quisermos fazer este trabalho todos os dias, sem falta, sem hesitação, o que acontecerá às nossas almas?

O temor de Deus nasce da contemplação divina. Pois o temor de Deus é, em si mesmo, a realização do pensamento piedoso e a percepção da perfeição e da ação eternas de Deus.

De converter todas as nossas obras para a glória de Deus, obtemos uma lembrança constante de Deus, ou seja, caminhar diante de Deus. Caminhar diante de Deus consiste em não fazer nada sem lembrar que você está na presença de Deus.

Do chamado frequente a Deus, ou dos freqüentes movimentos piedosos em direção a Deus em nossos corações, invocaremos constantemente o nome de Deus com calor e amor. Quando estas três coisas: o temor de Deus, a lembrança de Deus, ou o caminhar diante de Deus, e este desvio do coração para Deus com amor (repetição amorosa do doce nome do Senhor no coração), então certamente o fogo espiritual de que falei anteriormente se apanhará no coração e trará consigo paz profunda, sobriedade constante e audácia viva. Nesse ponto, o homem entra naquele estado em que já não precisa de desejar nada maior ou desnecessário na terra, e que é verdadeiramente o início do estado bendito que espera tudo no futuro.

Aqui, de fato, aquilo que o apóstolo disse se cumpre: "A nossa vida está escondida com Cristo em Deus" (Col 3,3).

Acrescenta estas três coisas ao teu trabalho de oração. Elas são, ao mesmo tempo, a recompensa pelo trabalho e a chave para o templo oculto do Reino dos Céus. Tendo aberto as portas, entra, aproxima-te do pé do trono de Deus e ser-te-á confiada uma boa palavra e um abraço do Pai celestial, e do fundo do teu ser dirás: "Ó Senhor, ó Senhor! Quem é como Tu? Ore sobre isso em seu trabalho de oração, e que cada um grite: "Quando eu virei e aparecerei diante do Teu rosto, Senhor? O meu rosto procurou-Te; eu procuro, Senhor, o Teu rosto".

Perfeição dos Três Aspectos da Oração.
Responderei brevemente àquele que quiser saber como se aperfeiçoam estas três coisas: o temor de Deus, a lembrança de Deus e este apelo amoroso e constante ao nome de Deus:

...comece a buscá-los, e a própria obra lhe ensinará como encontrar sua perfeição.
...deixai de lado tudo o que entra no caminho destas coisas, e procurai fervorosamente aquilo que os ajude. A própria obra te ensinará como dizer quais são as coisas  .
...quando você começa a estar contido em seu coração quando está contido em seu corpo, cercado pelo calor de todos os lados, ou quando você começa a se comportar como você se comporta com alguma pessoa importante, ou seja, com medo e atenção para que você não ofendê-lo, independentemente do seu desejo de andar e agir livremente, ou se você vê, que sua alma está começando a permanecer com o Senhor como uma esposa com seu amado marido, então saiba que o Visitador de nossas almas está perto, nas portas, e ele vai entrar e banquetear-se com você dentro de si.

E estes poucos sinais, penso eu, são suficientes para os zelosos buscadores. Tudo isso é dito apenas com a finalidade de que aqueles de vocês que oram de todo o coração conheçam o limite da oração, e tendo trabalhado apenas um pouco e obtido apenas um pouco, não pensem que conseguiram tudo. Não enfraqueçais o vosso trabalho por causa disso, e assim ponhais um limite ao vosso progresso nos passos da oração. Assim como os marcadores são colocados nas laterais de grandes estradas para que os que passam por elas saibam até onde foram e até onde ainda estão, assim também na vida espiritual há certos sinais que indicam o grau de perfeição de uma vida, que também estão lá, para que os que são zelosos pela perfeição não parem na metade do caminho e se privem dos frutos do seu trabalho, porque sabem até onde chegaram e até onde ainda falta ir. O fruto pode ser apenas algumas reviravoltas.

Termino minha palavra com a oração séria, para que o Senhor te dê razão em todas as coisas, a fim de que te tornes um homem perfeito, na medida da idade da plenitude de Cristo. Amém.

Anterior - Homilia 2 - Próxima Oração Mental - Homilia 4 - Vida de Oração