sábado, 12 de outubro de 2019

Monasticismo estudita.



Monasticismo  estudita.

Os mosteiros de estúdio remontam ao século V. Segundo o professor M. Skabalanovich, de acordo com a lenda registrada na vida de Theodore Studit, há uma menção a um homem nobre e rico chamado Studio, que já havia chegado ao chamado patrício e cônsul, de Roma, e que ele havia construído uma igreja em Constantinopla. São João Batista e estabeleceu-se com um grande número de monges. Já no século IX, o mosteiro era o abade do monastério O reverendo Theodore Studite. Para ele, de fato, o mosteiro de estúdio se tornou um modelo para os mosteiros de todo o Bizâncio.
O reverendo Theodore enviou muitas mensagens contra iconoclastas. Para as obras dogmáticas, bem como os cânones de sua autoria, o reverendo Theodore foi chamado de "o ardente professor da Igreja".
Quando o trono do imperador conquistou Nicephorus, derrubando a devota imperatriz Irina e violando severamente as ordenanças da igreja, Theodore novamente expôs o imperador, pelo qual ele foi enviado para o exílio, onde ficou por mais de dois anos.
O reverendo imperador Michael, que sucedeu ao trono morto na guerra com os bárbaros de Nikifor, o libertou. A fim de evitar conflitos internos, o imperador Michael deu o trono ao seu comandante Leo Armênia. O novo imperador era um iconoclasta. Os santos e mestres da Igreja tentaram persuadir o rei iníquo, mas sem sucesso. O leão proibiu a adoração de ícones e começou a destruir ícones sagrados. Em resposta a essa iniqüidade, o Rev. Theodore fez uma caminhada batismal com a fraternidade ao redor do mosteiro com altos ícones, nos quais o santo foi novamente preso.
O novo imperador Michael II Travlius libertou todos os pais e confessores ortodoxos da prisão, mas proibiu a adoração de ícones na capital. Ele não permitiu que Theodore retornasse ao estúdio. O monge se estabeleceu em Betânia. Apesar de sua doença grave, São Teodoro enviou diariamente a Divina Liturgia e ensinou aos irmãos. O reverendo Theodore foi ao Senhor em 826. Após 18 anos, o Patriarca Metódio encomendou as relíquias de São Teodoro Studita a Constantinopla.
O nome de Theodore Studite é conhecido no mundo cristão principalmente através de Tipikon, isto é, a carta monástica na qual ele adaptou as regras monásticas gerais de São. Basílio, o Grande, para as necessidades do mosteiro no estúdio. Embora naquela época, cada mosteiro tenha criado sua própria carta, mas o estatuto de Theodore Studite começou a adotar outros mosteiros.
Este estatuto foi trazido para a Ucrânia em 1073 pelo monge grego Michael e entregue ao monge. Theodosius Pechersky. Posteriormente, esta carta foi adotada por todos os mosteiros de Kievan Rus. Mas com o tempo, devido a várias circunstâncias, essa tradição monástica se perdeu. Portanto, no final do século 19, o metropolita Andrey Sheptytsky restaurou a vida monástica na Igreja Católica Grega da Ucrânia, sob a antiga Carta dos Estúdios. A causa imediata que deu impulso à formação dos conventos da Carta dos Estúdios no século XIX foi o fato de existirem vocações monásticas entre nosso povo, principalmente entre os camponeses, para quem não havia lugar em nosso monge então existente, com maior probabilidade de aceitar aqueles que precisavam de educação ou algum ofício. . Como resultado dessa situação, pequenos grupos de oração de cristãos devotos, que queriam viver uma vida monástica, surgiram espontaneamente em várias localidades.
 O Metropolitan Andrew cuidou deles e começou a fornecer um design monástico apropriado. Em 1898, os três primeiros estudantes inokit foram blasfemados e, em breve, um mosteiro em estúdio - a preparação de Sknylivska Lavra. Anthony Pechersky. Em 1919, o metropolitano Andrei transmite a residência da Univ dos metropolitanos galegos - um antigo mosteiro antigo - aos reclusos da Studio Charter. Dessa maneira, o Mosteiro da Univ, o antigo centro do monasticismo no oeste da Ucrânia, torna-se a sede principal dos conventos da Carta dos Estúdios e ganha o status de Lavra.
Pela graça de Deus, graças à tutela dos pais de Sheptytsky - Metropolitan Andrew e Abbot Clementia, o mosteiro está se desenvolvendo espiritual e financeiramente. Para as necessidades da fraternidade em rápido crescimento, o Metropolita Andrew e o Abade Clementius estão elaborando as regras da vida monástica, Tipikon. A declaração de abertura para ele dizia que "uma vida monástica tem uma regra - o evangelho de Jesus Cristo e um propósito - a salvação da alma". "Como monges orientais", continua, "buscamos a excelência, seguindo as regras de São Pais e pais do Oriente, e, portanto, queremos preservar todas as tradições monásticas do Oriente. " Já pelo ato monástico, pelo apostolado da vida monástica (e pelos sacerdotes - até mesmo pela pregação), os monges estabelecem o objetivo de "santificar suas próprias almas e espalhar o amor de Jesus Cristo, conhecimento de Sua doutrina, Seus mandamentos, Seus mandamentos, Seus mandamentos em nossas terras e no Oriente." ,
No período pré-guerra, a vida monástica nos mosteiros dos estúdios foi particularmente florescente. O número total de fraternidades naquele tempo era de 221 pessoas, incluindo 117 shimonachs, 22 hieromonks e 13 herodiacons. O princípio da autoconfiança do monaquismo da Carta do Estúdio foi incorporado de maneira mais consistente na Univ Lavra, onde foi criada uma forte economia auto-suficiente. A comunidade monástica manteve-se financeiramente em forma. No mosteiro foi dada muita atenção à caridade: havia um orfanato no mosteiro, onde até 1936 170 jovens foram educados e receberam educação.
O cuidado pastoral da paróquia e peregrinos da Univ, atividades culturais e educacionais entre jovens e idosos, a catequese de crianças não são a lista completa de ações da Irmandade da Univ, cujos frutos abundantes ainda estão sendo colhidos. Os monges também estavam envolvidos em atividades científicas. No mosteiro, havia uma enorme biblioteca, formada por uma compra persistente e proposital de livros. Em 1935, os irmãos abriram uma pequena gráfica, onde foi impressa a "Clear Way" mensal.Com a bênção do Metropolitan Andrew no mosteiro do estúdio, uma oficina icônica começou a operar. A mais importante de suas obras foram as pinturas do interior do mosteiro da Igreja da Santa Dormição e as paredes externas do mosteiro de Unev. Assim, a Univ Lavra se torna um importante centro espiritual, visitado anualmente por dezenas de milhares de peregrinos de todo o país.
Eis como o geromônio Gideon, que 74 (!) Anos atrás, entrou no mosteiro da Univ há 74 anos: “As primeiras impressões quando cheguei ao mosteiro foram fascinantes. Aqueles monges barbudos pareciam muito humildes. A própria aparência do sistema monástico dá origem à oração, apóia o poder de todas as coisas que nos são queridas, queridas, queridas, queridas e nossas. "
Uma série de novos mosteiros foram criados através do trabalho e da exploração dos monges Uniados. Na década de 1920, St. Lavra apareceu em Lviv. João Batista em Monk Mountain (agora Shevchenko Grove). Os mosteiros foram fundados em Zarvanytsya, em Dora em Hutsulschyna, em Florinka em Lemkivschyna. Nas montanhas dos Cárpatos, perto de Osmolod, no trecho de Luzhka, o mosteiro de São André, o primeiro chamado. Em Podlasie, havia três aldeias missionárias em 1924, na festa da Intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, na aldeia. Jaktor perto de Uneva Mitr. Andrey Sheptytsky consagrou o convento da Studio Charter, que em 1939 contava com 75 freiras.
O metropolitano Andrei permaneceu o pai espiritual de todos os mosteiros de estúdio até o final de sua vida. A conduta prática estava nas mãos do abade (e desde 1944 - Arquimandrita) Klimenty Sheptytsky.
A febre comunista interrompeu o desenvolvimento de mosteiros na Ucrânia. Em 1946, após a liquidação do UGCC, um campo de concentração do clero católico, que não reconheceu a ortodoxia russa, foi organizado na Santa Dormição Lavra, em Unawa. Em 1947, o arquimandrita Clementy Sheptytsky foi preso. O homem de 78 anos foi condenado e levado para a prisão de Vladimir, onde morreu em 1 de maio de 1951. Hoje, Clementy Sheptytsky é proclamada abençoada pela Igreja.
A família dos estúdios, espalhada pelos cantos da região, era chefiada pela arquimandrita Nicanor (Deynega) e mais tarde pela arquimandrita Yuri (Makar). Durante esse período, as condições de vida dos monges (com cerca de 150 restantes) foram incrivelmente difíceis. Vivendo em lares comuns, trabalhando em cargos no governo, passando por frequentes buscas, interrogatórios e encarceramentos pela KGB, eles simultaneamente procuraram preservar as ordenanças monásticas e o estado de oração, além de servir as pessoas carentes da Igreja da catacumba no subsolo. Apesar das condições muito difíceis, o treinamento de futuros padres estava em andamento. De 1947 a 1988, foram ordenados 20 eromônicos.
Um pequeno grupo de monges acabou em hostilidades na Europa Ocidental. Através dos esforços do bispo Isidor Boretsky, eles emigraram para o Canadá (1951) e se estabeleceram em Woodstock (Ontário), nomeando seu mosteiro como um Santo Mosteiro em memória da Mãe Laurel em Unawa. cuidando de monges de estúdio fora da Ucrânia. Perto de Roma, ele fundou o mosteiro de São Theodora Studit - Estúdio.
Com o renascimento da UGCC e a restauração do estado ucraniano, os mosteiros levados ao estado miserável pelo estado ateu passaram para as mãos de seus legítimos proprietários. A vida monástica é restaurada em mosteiros ressuscitados. Na véspera de Natal de 1991, sinos solenes tocaram na Univ Lavra após quase meio século de silêncio. Svyatouspenskaya Lavra novamente se torna a casa mãe dos mosteiros de estúdio. No ano anterior, os cultos começaram no primeiro mosteiro oficialmente retornado de St. do profeta Elias em Dori-Yaremche. Em Lviv, o mosteiro de St. Ivan na montanha Chernechia foi devolvido aos seus legítimos proprietários; Em 1992, as autoridades entregaram os monges e o templo do mosteiro carmelita aos monges-estúdio. Hoje o mosteiro Svyatomayhilivsky opera aqui. A Igreja e as instalações do antigo convento beneditino na praça. Vichy. Logo começou o Mosteiro da Santíssima Trindade em Zarvanytsia, que já havia sido completamente destruído. Nas ruínas dos mosteiros destruídos, novos centros monásticos foram instalados em Gorodok e Podkamen, na região de Lviv. O mosteiro de São Andrew no setor de Luzhki, perto da vila. Osmolode. Havia unidades monásticas no exterior: o Mosteiro Borisoglebsky em Polotsk (Bielorrússia) e a Vila Missionária em Vysova (Polônia).
Sempre e em toda parte, a principal tarefa dos monges do estúdio era a oração. Sknylivsky Typikon afirma que "no mosteiro não há assunto mais importante sobre a oração". O patriarca Joseph enfatizou na mensagem acima mencionada que "o primeiro dever de todos os monges, sejam quais forem as circunstâncias, é viver uma vida de oração, uma vida santa, uma vida acima de tudo dedicada a Deus". Quando os monges cumprem seu chamado de levar uma vida de oração em união com Deus, trazem as bênçãos de Deus a todo o povo. De acordo com as antigas ordenanças monásticas, os monges rezam a Regra da Igreja (tarde, tarde, meia-noite, manhã, hora) e a Regra das células (oração particular) diariamente.
"O único objetivo que buscamos é a santidade da vida e a salvação da alma", diz as Universidades Lavrov, Macarius. - Experimentamos Deus e trazemos Sua graça para nossas almas e corações através da oração conjunta e privada, bem como vários exercícios ascéticos, através de boas obras, dando esmolas. Para toda pessoa que deseja ser salva em nossa comunidade monástica, a regra na vida é o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. "
O dia no mosteiro é dividido em três partes (8 horas cada): oração, trabalho e descanso. Cada membro da família monástica tem a oportunidade de fazer o trabalho de acordo com suas habilidades e preferências. Os monges da Univ Lavra estão envolvidos na produção agrícola, pecuária, horticultura e apicultura. Hoje, uma forte economia moderna está emergindo constantemente na Lavra. A fazenda do mosteiro fornece produtos agrícolas, adoça o apiário com mel e fornece pão fresco à padaria. Nos jardins dos irmãos crescem, além de vegetais e ervas, plantas medicinais. A oficina do mosteiro produz artigos da igreja (velas, garçonetes, incenso e carvão).
Muitos monges se reúnem diariamente para a oração das igrejas do mosteiro. Os monges estão catequizando crianças e noivas, orando pelos enfermos e cuidando espiritualmente de congregações que operam em templos.
O mosteiro possui uma rica coleção de arte sacra. Uma escola de pintura de ícones e uma oficina para a restauração dos valores da igreja operam no mosteiro de Lviv. O museu do mosteiro nas Câmaras Metropolitanas da Univ Lavra, juntamente com as antigas obras de arte, representa as conquistas dos artistas contemporâneos.
Muita atenção é dada à educação e educação dos monges. A Casa da Formação está localizada na Santa Dormição Univ Lavra, onde está localizado o noviciado. No estúdio de St. João, o Teólogo, que está na vila. Minério, existem monges que estudam no Seminário Teológico de Lviv. Muitos monges estudam em instituições educacionais na Ucrânia e no exterior, estudando teologia, arte sacra, pintura de ícones, música para igreja, artesanato variado.
A pessoa que deseja ingressar no mosteiro inicia um julgamento de seis meses, permanecendo em suas roupas seculares. Após um teste bem-sucedido de sua vocação, seu irmão recebe seu primeiro voto monástico, suas roupas consistem em um jumper, um cinto de couro e um púlpito. Um ano depois, o Inocente, recebendo os primeiros votos temporários anuais, recebe uma batina e uma camomila. O monge faz votos anuais temporários três vezes e, em seguida, ele é autorizado pelas autoridades do mosteiro a aceitar a "pequena imagem angelical", isto é, o shema (votos eternos). Essas são as promessas de renúncia à paz, restrição, piedade, pobreza, obediência e uma vida ascética constante em jejum. Suas roupas agora são paraman, manto e capuz.
O mais alto grau de dedicação da igreja a Deus é a "grande imagem angélica". O vilão segue para um estágio mais severo da vida monástica: solidão, silêncio, oração contemplativa, jejum. Um monge assim ganha novas peças de roupa: uma boneca com uma cruz vermelha bordada e um anal.
"Tendo vindo à chamada de Deus para o mosteiro", Yerm conta. Sevastiano, - uma pessoa se encontra em um "lugar profético" onde reina a única lei - a lei do amor. E toda situação, todo problema é considerado, avaliado e resolvido nos termos desta lei. O Mosteiro é uma escola de amor onde o Senhor sempre ensina perdão e amor, dando lições de misericórdia e humildade. ”
No Oriente, o monaquismo não era considerado um estado separado, uma categoria especial de cristãos, e sempre foi apresentado como uma imagem modelo para todos os batizados. Segundo São Basílio, o Grande, o monge não é um membro específico da Igreja; ele é simplesmente um cristão perfeito que deseja cumprir os mandamentos do evangelho de amor a Deus e ao próximo de uma maneira perfeita e perfeita. Esta instrução para seguir a Cristo através da santidade de sua vida é conhecida por todos os monges orientais ao longo da história cristã.
“Buscando a excelência, seguindo as tradições do monasticismo oriental, nos esforçamos especialmente por meio da comunicação constante e sincera com Deus, pela purificação de nossos corações, para santificar a nós mesmos e todas as nossas atividades externas. Estamos cientes de que qualquer obra deve se tornar para nós um instrumento de nossa santificação, uma união com Deus. Essa abordagem deve basear-se no entendimento de que nada acontece ou acontece por acidente. Tentamos lembrar que, embora a Santa Igreja ou o mosteiro coloque seus deveres sobre nossos ombros, o Senhor está bem ciente deles. Afinal, eles são dados por Deus para nossa santificação e salvação ”, diz o abade Bento.
A localização do mosteiro, a necessidade e o dom dos monges determinam qual deve ser o tipo de ministério das comunidades dos estúdios. Mas sempre a base da vida da fraternidade são as tradições patrísticas da Igreja Oriental e, em particular, o reavivamento de uma forte família monástica, inspirada nas comunidades cristãs primitivas, para louvar a Deus na oração e no trabalho.

ORAÇÕES DIÁRIAS


Orações diárias

Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém (3).
Com as orações de nossos santos pais, Senhor Jesus Cristo, nosso Deus, tende piedade de nós. Amém.
Glória a ti, ó nosso Deus, glória a ti.

Oração ao Espírito Santo

Ó rei do céu, consolador, alma da verdade, que você está em toda parte e enche todas as coisas;

 

Orações a Nossa Senhora

Ó Virgem Maria, regozija-te, Maria graciosa, Senhor esteja convosco. Bendito és tu entre as mulheres, e abençoado é o fruto do teu ventre, porque dás a Cristo o Salvador, o Redentor das nossas almas.
É digno de abençoar verdadeiramente o Abençoado, Theotokos, abençoado e sem culpa, e Mãe do nosso Deus. Mais honrosos que os querubins e incomparavelmente mais gloriosos que os serafins, que, sem a corrupção de Deus, deram à luz a Palavra, a Mãe de Deus, nós Te engrandecemos.
Sob Tua misericórdia, recorremos, ó Virgem Maria, nossas orações de tristeza não são desprezo, mas Ele nos livrou dos problemas, o único puro e abençoado.
Bendita seja a gloriosa Mãe de Deus, receba nossas orações e leve-as ao seu Filho e ao nosso Deus para salvar nossas almas por você.

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BOLETIM DO MOSTEIRO




SOURCE

Igreja dos Bem-Aventurados Mártires Clementia e Leontius.

  A idéia de estabelecer uma igreja de madeira em Univsky Lavra surgiu no ano passado. Uma das razões para a construção do novo templo foram as necessidades dos peregrinos. Todos os dias, grupos organizados de peregrinos que desejam orar juntos, participam da Divina Liturgia, visitam a Lavra. Os serviços monásticos seguem suas próprias regras internas, e os peregrinos eram frequentemente forçados a esperar que os monges completassem a oração. Agora há outro templo em Lavra para a conveniência dos peregrinos.
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Celebração da celebração do ícone único e milagroso.

  A partir de 2004, no terceiro domingo de maio, comemoramos o feriado do ícone milagroso Único da Virgem. Como sempre, as vigílias noturnas deste ano em Unawa, de 17 a 18 de maio. começou com a Grande Noite com Litia, então - Matins, Oração ao Beato Clemente, Arquimandrita Univsky.
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Comemorando o 110º aniversário da restauração do monasticismo de estúdio.

  3-4 de maio de 2008 foram realizadas celebrações para comemorar o 110º aniversário da restauração do monasticismo do estúdio, a memória do Beato Arquimandrita Klimenti (Sheptytsky) e a entrega de Stavropigia à Santa Dormição Univ Lavra. Por ocasião das comemorações, foi realizada uma conferência científica no Palácio das Artes de Lviv, dedicada ao Arquimandrita, que, juntamente com seu irmão Metropolitan Andrew, restaurou o monasticismo de estúdio no oeste da Ucrânia.
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Igreja da Ascensão do Senhor em Unawa. 

  Há muito tempo, os moradores de Unev vieram orar na igreja do mosteiro da Assunção da Virgem. E em 1722, uma igreja de madeira da Ascensão foi erguida no centro da vila, em uma colina pitoresca. Foi movido para as necessidades da paróquia a partir do próprio mosteiro, onde está desde 1672. O bispo Athanasius (Sheptytsky), bispo do mosteiro de Lviv, iniciou o processo, então a Paróquia da Santa Ascensão foi fundada em Unaw, com a presença de padres seculares. No entanto, a partir de 1784, os monges lideraram novamente a paróquia da vila, até que o mosteiro foi fechado por decisão das autoridades austríacas (1787). Naquela época, a paróquia de Univ era anexada à paróquia da vila vizinha de Yaktoriv, ​​onde Roman Shashkevich, tio do conhecido pe. Markian Shashkevich. Durante o século XIX. 13 freguesias mudadas na freguesia de Univ.
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ARQUIVO DO MOSTEIRO

GALERIA DE FOTOS

A COMUNIDADE CANTOU

Nome Mudanças recentes Tamanho
Página inicial    
Liturgia 2007-06-26 23:28:50 -
Pist 2007-06-26 23:47:37 -
Fadiga 2007-06-26 23:15:08 -
Vechirnja 2007-06-27 21:01:41 -

De 1946 a 1989, o UGCC passou por duras provações, mas resistiu e endureceu na fé. A "Igreja dos Mártires" foi nomeada pelo Patriarca da UGCC Joseph Slipy em seu relatório sobre o 35º aniversário do início da perseguição à nossa Igreja.

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Memórias   da UGCC.

    De 1946 a 1989, o UGCC passou por duras provações, mas resistiu e endureceu na fé. A "Igreja dos Mártires" foi nomeada pelo Patriarca da UGCC Joseph Slipy em seu relatório sobre o 35º aniversário do início da perseguição à nossa Igreja.
    No final da década de 1940 - o começo. Na década de 1950, a estrutura organizacional da Igreja foi completamente destruída pelas prisões do bispado e por muitos padres e crentes, a imposição do regime ortodoxo e a repressão dos desobedientes. No entanto, as pessoas foram capazes de manter em seus corações a fé de Cristo e sua fidelidade às igrejas, apesar de todas as dificuldades e obstáculos. Durante a Igreja da catacumba, os leigos continuaram a estimar várias formas de piedade. Os padres clandestinos adoravam secretamente, batizavam, confessavam, colocando-se em perigo. Assim, com nossa oração diária, dedicação e sacrifício, nossa Igreja ganhou liberdade de fé. As memórias desses tempos difíceis são compartilhadas conosco por aqueles que passaram por eles.
Yerm. Vasyl Voronovsky:

    Em 1942-1945, estudei em um seminário em Lviv. Quando o seminário foi extinto, vim para Pidzamche para voltar para casa, e já havia os bolcheviques. Eu tive que voltar ao seminário e me esconder nos porões da Catedral de Sts. Jura. Um dia, quando estava transferindo comida do seminário para a catedral, encontrei-me com o reitor Joseph Slipy. Ele sorriu calorosamente e me deu algum dinheiro a caminho de casa. Quando o patriarca já estava em Roma após o exílio, solicitei que lhe dissesse que o seminarista a quem ele dera dinheiro havia se tornado um clérigo.
    Embora me formei na universidade após a guerra, ainda não desisti da ideia de me tornar padre. Bispo Nikolai Chernetsky, abade de Nicanor Deynega, padre Michael Lemishko secretamente me preparou para o sacerdócio. É com satisfação que lembro as reuniões com o bem-aventurado Nikolai Chernetsky, que já foi proclamado. Na verdade, era um homem santo. Uma vez ele contou como eles o convenceram de que não havia Deus. E ele perguntou o que eles fariam se alguém não quisesse aceitar seu presente. Aqueles dizem que levariam o presente e partiriam. "Então tome suas palavras e vá embora", respondeu o bispo calmamente. E um dia um bispo visitou um homem com o pretexto de escrever a história de Lviv e, como agradecimento, deixou um bolo. O mestre veio dar o bolo para exame - e acabou que ele foi envenenado. O Senhor, se uma pessoa é santa, sempre dá essa inspiração, um aviso, para proteger seus servos fiéis do perigo. Fico feliz por conhecer muitas de nossas pessoas abençoadas ainda vivas.
    Em 15 de agosto de 1959, o bispo de Stanislaw, Ivan Slesyuk, me ordenou sacerdote. Desde então, viajo constantemente para as aldeias, mais frequentemente para Dobryan e os Garotos, mas também estava na Transcarpácia, Kiev, mesmo em Krivoy Rog.
    À noite, ele confessou, batizou, administrou os serviços de Deus, às vezes durante dois por dia, e nos feriados por três ou quatro. Eu até tive que confessar à mãe do chefe da KGB vários promotores, para dar-lhes casamentos.
    Um dia, o bispo Velichkovsky me enviou à aldeia de Nedivnia, no distrito de Turkiv, para dedicar uma igreja. Foi nos anos 70, a igreja foi destruída e as pessoas construíram uma igreja na floresta e a transportaram para a vila na antiga fundação à noite. Então, quando o poder veio à luz, as cúpulas já estavam cobertas.
    Os agentes da KGB ficaram de olho em mim. Pela primeira vez, fui capturado na festa dos Três Santos em 12 de fevereiro de 1970 em uma fazenda perto de Krekhov. Eles foram forçados a trabalhar duro na prisão e convocados para interrogatório à noite; era muito difícil sobreviver. No entanto, a condenação foi evitada. Outra vez, em 12 de fevereiro, fui pego na rua. Golovatsky e levou todas as coisas litúrgicas. Terceira vez na vila. Os meninos enviaram o Serviço Divino de antemão, esperando que o bebê fosse batizado, mas aqui eu vejo - a polícia está indo para casa. Escondi as coisas litúrgicas em uma bolsa debaixo do espelho e eu mesmo através de uma janela. No entanto, a casa já estava cercada, fui levado a Sambir para interrogatório. E o policial que revistou a casa, viu onde a bolsa estava escondida, mas foi embora: provavelmente ele era devoto. Eles me libertaram na primeira noite, eu saio - uma cidade estranha, e as pessoas estão esperando que eu me acompanhe até em casa. Muitas vezes, quando eu estava sendo seguido, conseguiu se esconder nos portões onde havia outras saídas. E um dia, quando a casa em que estávamos orando foi invadida, a senhora teve sorte de arrombar a porta e, enquanto isso, consegui escapar pela janela. Havia também um caso engraçado: na vila. Os marsupiais me levaram a um mendigo e, à tarde, não foram reconhecidos por toda a vila.
    Parece-me que o espírito religioso no subsolo era mais forte do que é agora. As pessoas oravam sinceramente, pediam liberdade religiosa, muitas vezes confessavam, e na Liturgia, todos começaram a comunhão. Graças a Deus, agora temos liberdade de fé e multiplicamos a graça de Deus.

Yerm. Joseph Milian:

    Foi 1979-80. Uma pessoa próxima à nossa família, ao saber que eu estava prestes a me tornar um padre católico grego, me fez uma pergunta bastante séria. "Sim, os sacerdotes eclesiásticos que prestam juramento devem perseverar, mas faz sentido que vocês jovens sigam esse caminho? As pessoas já estão cansadas da perseguição da fé e querem simplesmente confessar Deus, orar nas igrejas. Por quem você será sacerdote." Tentei prestar atenção ao poder de Deus que transforma sistemas, destrói fronteiras, muda tudo no mundo, mas esse não era um argumento convincente para ela. Eu perguntei se ela acreditava em Deus. "Bem, eu sei", a resposta veio. E fiquei muito impressionado com esta palavra "bem". A questão então surgiu - ela acredita que nossa Igreja é verdadeira, fundada por Deus, e que o Senhor cuida dela Então, eu certamente não conseguia imaginar que em 10 anos tão dramaticamente a situação mudaria. Pareceu-me isso como faria em anos como o nosso. Vasily Voronovsky, que a Igreja saia do subsolo. No entanto, quando as mudanças democráticas começaram na Alemanha, na República Tcheca, havia esperança de um reavivamento em nosso país.
    Provavelmente 10 a 15 anos atrás, eu teria falado sobre o underground em um contexto completamente diferente. Hoje, de uma perspectiva temporal, considero o período muito agradável. Parecia que o anjo de Deus enterrou com as asas as colheitas do Senhor em sua Igreja. Parece-me que então parecíamos estar colocando nossa oração nas mãos de Deus. Por outro lado, também foi um período muito heróico. Houve experiências especiais, tremores, medo. Afinal, mesmo em preparação para a oração, era necessário fechar as janelas com cortinas, falar em sussurros, para garantir que ninguém visitasse por acidente. Todos esses momentos deram origem a experiências e, ao mesmo tempo, a crença de que você é um sacerdote da Igreja de Cristo, que também foi perseguido. Você é um seguidor de Cristo perseguido e crucificado. Foi edificante.
    Nós, jovens monges estudantes, então abade Julian Voronovsky, nos advertimos tanto que não chamamos a atenção da KGB, tentamos nos esconder do mundo. No entanto, com uma paixão juvenil, procuramos trabalhar no campo de Deus. Eu, padre Sevastian, padre Peter viajei para as aldeias de Yavorivshchyna, Zolochivshchyna, Peremyshlyanschyna, tentei organizar o trabalho com crianças, mantive acampamentos. Houve muitas ocasiões diferentes, trágicas e ridículas ao longo dos anos, mas a principal delas é o espírito daqueles tempos. Por exemplo, uma vez tivemos nosso primeiro encontro com o bispo Vladimir Sternyuk. Deveria ter acontecido na casa de idosos respeitados, ex-advogados. Então, chegando à reunião, o abade ordenou que deixasse qualquer coisa, anotações e apenas levasse um passaporte. Temos pe. Sevastian foi perguntado para que servia o passaporte. Fomos informados de que, no caso de uma emboscada, quando tivermos ID, podemos não ser levados ao departamento e poderemos nos preparar para outros interrogatórios. Então percebi com muita clareza que caminho perigoso eu havia traçado. Mas havia grande convicção de que ele era verdadeiro, de que vivemos e trabalhamos em nossa terra, por nosso povo e por nossa Igreja.