Don Divo Barsotti

Arquivo do blog

domingo, 27 de setembro de 2009

Bento XVI: Sobretudo há que manter o património espiritual herdado dos vossos antepassados, para o conservar


(27/9/2009) No final da celebração, já por volta do meio-dia, Bento XVI recitou como todos os domingos, a oração mariana do Angelus, declarando-se feliz de o fazer “no coração da Morávia, região fraternamente unida à Boémia, terra marcada por muitos séculos de fé cristã, que evoca, na sua origem, a corajosa missão de São Cirilo e São Metódio”.

“A Morávia é terra rica de santuários marianos, que multidões de peregrinos visitam durante todo o ano. Neste momento desejaria deslocar-me numa peregrinação em espírito junto da frondosa montanha de Hostyn, onde venerais Nossa Senhora como vossa Protectora. Que Maria mantenha viva a fé de todos vós, a fé alimentada também por numerosas tradições populares que se radicam no passado, mas que vós justamente tendes o cuidado de conservar para que não diminua nas aldeias e cidades uma calorosa convivência familiar”.

Se “o ritmo da vida moderna tende a cancelar algumas marcas de um passado rico de fé” – observou o Papa – “é importante não perder de vista o ideal que os costumes tradicionais exprimiam”.

“Sobretudo há que manter o património espiritual herdado dos vossos antepassados, para o conservar e, mais ainda, para o tornar correspondente às exigências do tempo presente. Vos ajude a Virgem Maria, à qual confio uma vez mais a vossa Igreja e toda a Nação checa”.