Don Divo Barsotti

Arquivo do blog

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Venerável Papa Pio XII: Mas tão excelsa dignidade exige dos sacerdotes que correspondam com a máxima fidelidade ao seu altíssimo ofício. Destinados a promover a glória de Deus na terra, a alimentar e engrandecer o corpo místico de Cristo, é absolutamente necessário que se elevem tanto pela santidade dos costumes, que por meio deles por toda parte se difunda o "bom odor de Cristo".É este o programa que vós livre e espontaneamente assumistes; sede santos, porque é santo o vosso ministério.

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA DO PAPA PIO XII

MENTI NOSTRAE

AO CLERO DO MUNDO CATÓLICO
SOBRE A SANTIDADE DA VIDA SACERDOTAL

A todo o clero,
em paz e comunhão com a Sé Apostólica
Necessidade da correspondência
8. Mas tão excelsa dignidade exige dos sacerdotes que correspondam com a máxima fidelidade ao seu altíssimo ofício. Destinados a promover a glória de Deus na terra, a alimentar e engrandecer o corpo místico de Cristo, é absolutamente necessário que se elevem tanto pela santidade dos costumes, que por meio deles por toda parte se difunda o "bom odor de Cristo" (2Cor 2,15).

O dever fundamental
9. No mesmo dia em que vós, filhos dilectos, fostes exaltados à dignidade sacerdotal, o bispo, em nome de Deus, vos indicou solenemente qual seria o vosso dever fundamental: "Compenetrai-vos do que fazeis, imitai o que tratais, de modo que, ao celebrardes o mistério da morte do Senhor, cuideis de mortificar a vossa carne com todos os seus vícios e concupiscências. Seja a vossa doutrina uma medicina espiritual para o povo de Deus, seja o exemplo da vossa vida como um odor de consolação para a Igreja de Cristo, para que pela vossa pregação e conduta edifiqueis a casa, isto é, a Igreja de Deus".(6) Totalmente imune do pecado, a vossa vida, mais que a dos simples fiéis, seja "escondida com Cristo em Deus" (Cl 3,3). Adornados assim da exímia virtude que a vossa dignidade exige, podereis cuidar do oficio a que vos destinou a sagrada ordenação, que é o de continuar e completar a obra da redenção.

10. É este o programa que vós livre e espontaneamente assumistes; sede santos, porque é santo o vosso ministério.
MartyrsShrinenearMidlandOntario.jpg picture by kjk76_94