sábado, 30 de setembro de 2017

Monaquismo e Mística - Padre Divo Barsotti



source

A verdadeira oração é o silêncio. O silêncio é a prova do verdadeiro contato com Deus. Deus é fogo: como tu podes tocá-lo e não ser queimado, e não ser consumido? Ele te toca e sois incinerado. Tudo é silêncio: a tua vida é Ele, só Ele.”

"Séculos após séculos, existem grandes almas sobre as quais pesa verdadeiramente todo o pecado de uma geração, o fardo da miséria do mundo. São as almas mais santas".


"Em torno dos santos, surgem santos: 
basta um santo para comunicar a vida sobrenatural,
através da palavra, aos que lhe estão próximos.
Porque não somos capazes de fazer santos?"


“A vida espiritual exige o silêncio de Deus – devemos ser purificados de toda procura de nós mesmos, de consolação, de aprovação, porque o nosso amor, que cresce na humildade e na fidelidade desnuda, devemos dia a dias ser mais puro”.


 “Hoje, a humanidade se afastou de Deus, e do resto, mesmo aqueles que frequentam a Igreja não se dão conta da grandeza do ato litúrgico que assistem. Deus nos dá a salvação, não mediante o poder, mas o aniquilamento: o Mistério da Cruz. Por isso, não devemos esperar, no sentido humano, um triunfo da Igreja: são os poucos que são salvos os muitos e os salvam através da humildade de um trabalho desconhecido, que não tem esplendor humano”.


Ò meu Senhor, quero me assemelhar a ti, dai-me a alegria das pequenas coisas, dai-me a alegria de olhar-te e esquecer-me para sempre.

“São os santos que não somente mantém o mundo, mas o fazem viver”

"A máxima sabedoria na vida cristã é saber dormir nos braços de Deus".

"Nós vivemos na Ressurreição, com Cristo ressuscitamos e ascendemos ao céu. Não pertencemos mais a terra, ascendemos a glória de Deus. Todo o peso da terra não nos deve fazer esquecer que nós vivemos no seio do Pai. Somos filhos de Deus".


" Somente a santidade tem o direito de falar, porque somente o testemunho do santo é verídico".
Barsotti, Divo. Pensieri per ogni giorno. 28


DOCILIDADE AO ESPÍRITO SANTO
Docilidade ao Espírito: não impeçamos a sua obra.
Também as virtudes podem ser empecilho, busca-se fazer tanto bem para não fazer aquilo que o Senhor quer, que pode mesmo ser menos, mas nos custa mais porque importa nossa renuncia”
D. Divo, retiro a Settignano, 15 de julho de 1956



"Nenhuma criatura soube abandonar-se 
à ação do ESPÍRITO como a VIRGEM. (...)
N´ELA não vemos a criatura mas vemos a DEUS, 
DEUS que está nela, DEUS que vive nela, puro cristal!"
Divo Barsotti


"Deves viver na Missa a própria vida dos santos, a participação a vida divina no dom do Espírito, na tua união com Cristo, no louvor do Pai, a comunhão dos santos: a presença da Virgem, a multidão imensa dos anjos e dos santos".

“Toda a Igreja não é senão uma família de orantes que vivem sempre diante do trono de Deus para interceder por todos. Cada um, mais ou menos, participa deste dever, deste trabalho. Cada um, vivendo este empenho, responde ao desígnio de Deus, à vocação recebida.” 
Barsotti, Divo.


"Hoje, o cristianismo só tem uma possibilidade de sobreviver e é tornar Deus realmente presente. E Deus se torna realmente presente porque a Encarnação de Deus é verdadeira. Mas não pode se tornar presente senão na santidade dos que são transfigurados pela graça. É a transfiguração deles que revela a presença real de Deus. Precisamos de santos."

"Deus nos faz santos, amadurecendo-nos na humildade, 
porque o verdadeiro caminho da santidade é em descida, 
não em subida. 
O nosso caminho verdadeiro é o afundar sempre mais no sentimento da nossa impotência, da nossa miséria, porque só Deus é Santo.E nós seremos santos somente na medida em que Ele viver em nós” Divo Barsotti



"Essa é a verdadeira vida eucarística. A Comunhão não te promete a doçura do êxtase: Jesus se comunica ao homem para imprimir nele a sua Face divina, a fim de que ele se torne o verdadeiro “ícone” de Cristo, a verdadeira imagem de Jesus"

“Uma civilização humanística é uma civilização essencialmente cristã, porque o que o cristianismo realizou foi a redenção do homem, que se exprime em todo os seus valores: na sua realeza sobre a criação e num elemento de unidade também humana. Se a humanidade inteira cessa de ser cristã, o homem cessa de ser homem e a arte se decompõe; como há uma desintegração do homem, há uma desintegração da arte. Mas é do cristão que ressurgirá uma grande uma civilização humanística, e da civilização humanística uma grande arte e então a união com Deus. “


"Prefere-se viver o cristianismo como empenho moralístico. Assim se fala muito nas Igrejas, da máfia, da dívida do terceiro mundo, do armamento, do governo [...] mas quem fala de Cristo morto e Ressuscitado?"

“A vida espiritual exige o silêncio de Deus – devemos ser purificados de toda procura de nós mesmos, de consolação, de aprovação, porque o nosso amor, que cresce na humildade e na fidelidade desnuda, devemos dia a dias ser mais puros”. Divo Barsotti

"Deus nos faz santos, amadurecendo-nos na humildade, porque o verdadeiro caminho da santidade é em descida, não em subida. O nosso caminho verdadeiro é o afundar sempre mais no sentimento da nossa impotência, da nossa miséria, porque só Deus é Santo.E nós seremos santos somente na medida em que Ele viver em nós” Divo Barsotti

"Em torno dos santos, surgem santos: basta um santo para comunicar a vida sobrenatural, através da palavra, aos que lhe estão próximos." Divo Barsotti

“ A verdadeira oração é o silêncio. O silêncio é a prova do verdadeiro contato com Deus. Deus é fogo: como tu podes tocá-lo e não ser queimado, e não ser consumido? Ele te toca e sois incinerado. Tudo é silêncio: a tua vida é Ele, só Ele.”

"Basta uma só alma que viva diante de Deus para salvar o mundo" Divo Barsotti

"Essa é a verdadeira vida eucarística. A Comunhão não te promete a doçura do êxtase: Jesus se comunica ao homem para imprimir nele a sua Face divina, a fim de que ele se torne o verdadeiro “ícone” de Cristo, a verdadeira imagem de Jesus"

"A verdadeira imagem de Jesus é o santo: não esculpida ou pintada pela mão do homem, mas pelo Espírito Santo. " Divo Barsotti


Convidamos todos a conhecer a vida e espiritualidade do Pe. Divo Barsotti, através deste belo vídeo, que agora conta também com LEGENDAS EM PORTUGUÊS.


In 10 minuti una efficace presentazioni di don Divo Barsotti, l'uomo, il sacerdote, il mistico e della sua opera più preziosa: la Comunità dei Figli di Dio.